Udesc vence os Jogos Universitários Catarinenses pelo segundo ano consecutivo

Udesc vence os Jogos Universitários Catarinenses pelo segundo ano consecutivo


Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) garantiu o primeiro lugar geral nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). A delegação, formada por 201 estudantes de 11 centros de ensino, somou a maior pontuação entre as 28 instituições de ensino superior inscritas.

A conquista foi confirmada na cerimônia de encerramento realizada nesta quarta-feira, 23 de julho, em Criciúma, após a conclusão da segunda fase da competição, sediada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) entre os dias 17 e 23.

A Udesc já havia competido no judô e se destacado com o troféu na natação, e manteve o bom desempenho até o fim do torneio nas outras 12 modalidades disputadas em Criciúma: badminton, basquete 3×3, basquetebol, beach tennis, futebol, futsal, handebol, judô, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez.

A anfitriã Unesc ficou com a segunda colocação geral, enquanto a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) completou o pódio em terceiro lugar. Os campeões de cada modalidade garantiram a classificação para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que acontecem em Natal, em outubro.

Dentre os atletas que representaram a universidade na edição de 2025 do JUCs está Lucas Antonio Olimpio Becker, estudante da 6ª fase de Engenharia de Software, na Udesc Alto Vale. Em sua quarta participação nos jogos estaduais, o aluno conquistou o primeiro lugar no badminton – individualmente e em dupla, ao lado do colega Kaike Blanck.

“Sonho há 10 anos em conquistar o ouro no individual. Foram 10 jogos, muitos difíceis e cansativos, contra adversários que eu já conhecia e que já havia perdido em JUCs anteriores. Para mim foi a melhor conquista que tive, ainda mais depois de tanto tempo batendo na trave”, conta.

Outra estudante a integrar a delegação da Udesc foi Paola Borges Fajardo, da 8ª fase de Engenharia Civil da Udesc Joinville. A aluna, que competiu pelo quinto ano no vôlei de praia e conquistou o segundo lugar na modalidade, diz que “participar e representar a universidade nos jogos estaduais é uma sensação incrivelmente gratificante”.

“É a oportunidade de continuar praticando em alto nível o esporte que moldou quem eu sou como pessoa. Embora meus objetivos hoje sejam diferentes dos da adolescência, com foco na minha formação como engenheira civil, a paixão pela quadra permanece. Sempre me dedico ao máximo, entregando o meu melhor, e sinto um orgulho imenso em contribuir para o sucesso da Udesc”, destaca Paola.

Para a estudante, a participação nas competições universitárias proporcionam diversos aprendizados. “Essas experiências nos ensinam a ser resilientes e persistentes, a enfrentar desafios e a acreditar no nosso propósito. Além disso, promovem o trabalho em equipe, a liderança e a capacidade de gerenciar tempo e pressão. O networking com estudantes de outras áreas e universidades também se torna um diferencial, abrindo portas e ampliando horizontes”, acentua a aluna.

Junto com os atletas, uma grande equipe

Além do grupo de estudantes, a Udesc contou com o apoio de técnicos e professores que acompanharam os atletas nas diferentes etapas da competição. O chefe da delegação da universidade, Rafael Alves de Aguiar, comenta o desafio da organização em garantir toda a logística para participação no evento, incluindo transporte, alimentação, descanso e, “principalmente, a garantia de que nossos alunos possam vivenciar o esporte com segurança e entusiasmo”.

“É fundamental reconhecer o papel fundamental da gestão da Udesc e de todos os envolvidos na organização, que proporcionaram as condições necessárias para que nossos atletas pudessem competir em alto nível”, afirma o técnico universitário.

Segundo Aguiar, os resultados positivos nos Jogos refletem a dedicação, a perseverança e a qualidade dos estudantes na prática esportiva. “Sabemos que ainda há muito a ser feito para que a Udesc se consolide como referência nacional no esporte universitário. No entanto, com o engajamento de toda a comunidade acadêmica, temos a convicção de que esse objetivo está ao nosso alcance”, acentua.

O campeão no badminton, Lucas Becker, completa enfatizando a importância do apoio institucional para a evolução dos alunos no esporte. “Todo esse investimento da Udesc traz a oportunidade para muitas pessoas realizarem sonhos e terem o privilégio de participar de competições de alto nível”.

Sobre o JUCs

Promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo do Estado, Fesporte, Prefeitura de Criciúma e Fundação Municipal de Esportes (FME), o JUCs 2025 reuniu 28 delegações de universidades públicas, comunitárias e privadas de Santa Catarina. Cerca de 1,5 mil atletas participaram das disputas.

Os jogos tiveram início com as partidas dos jogos eletrônicos, os eSports, em abril. A competição contou ainda com outras duas seletivas (natação e judô) antes de finalizar com o evento principal em Criciúma.

Mais informações sobre o esporte universitário na Udesc podem ser obtidas com a Coordenadoria de Eventos pelo e-mail [email protected]

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8006



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar