Udesc conquista nota máxima em ranking do MEC e se destaca entre as melhores do Brasil

Udesc conquista nota máxima em ranking do MEC e se destaca entre as melhores do Brasil


Foto: Divulgação / Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) 2023, indicador de qualidade da educação superior divulgado na sexta-feira, 11 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Com o resultado, a Udesc avança em relação à avaliação anterior e conquista a 21ª colocação entre todas as 240 universidades e institutos federais brasileiros avaliados, além da 4ª posição entre as 38 universidades estaduais do país.

Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a Udesc teve um acréscimo no conceito referente à graduação, passando de 3,29 para 3,60, e manteve os índices de 2022 na pós-graduação: 4,65 no mestrado e 4,84 no doutorado.

Dentre as 82 instituições avaliadas no estado, apenas a Udesc e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançaram a nota máxima no IGC 2023. O resultado positivo também destaca a instituição estadual como a segunda melhor universidade de Santa Catarina e a quarta mais bem colocada da região Sul.

Ao todo, 2.100 instituições foram avaliadas no IGC, entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades.

Indicadores de qualidadee cursos em destaque

Os resultados divulgados pelo Inep contemplam os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023. Além do IGC, integram a lista o Conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Segundo o MEC, os indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil.

Em relação ao Enade, dos 17 cursos de graduação da Udesc avaliados, três alcançaram a nota máxima (5): Medicina Veterinária (Udesc Lages); Engenharia Civil (Udesc Joinville); e Fisioterapia (Udesc Cefid). Ainda, outros oito cursos obtiveram nota 4, considerada boa pelo MEC: Arquitetura e Urbanismo (Udesc Laguna); Agronomia (Udesc Lages); Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção (Udesc Joinville); Engenharia Civil (Udesc Alto Vale); Zootecnia e Enfermagem (Udesc Oeste).

O Exame avaliou o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, abrangendo uma amostra de 9.812 cursos em 2023.

Dados do CPC, que considera o desempenho dos estudantes no Enade em conjunto com o valor agregado pelo processo formativo e as condições de oferta das graduações, incluindo o corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, também apontam os cursos da Udesc entre os melhores do estado e do país.

O curso de Engenharia Civil da Udesc em Joinville foi o melhor entre os 53 listados em Santa Catarina. A graduação também se destaca como a segunda mais bem avaliada na região Sul, de um total de 178, atrás apenas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nacionalmente, o curso alcançou a 13 ª posição entre as 917 graduações em Engenharia Civil analisadas.

Outro destaque foi o curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado pela Udesc em Laguna, que alcançou a sétima posição no Sul do Brasil, entre os 133 cursos avaliados na região. Em Santa Catarina, a graduação ficou em segundo lugar, atrás apenas da UFSC, entre os 37 cursos avaliados. A nível nacional, ocupou a 23ª posição entre os 565 cursos examinados em todo o Brasil.

Mais informações sobre os indicadores do MEC podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) pelo e-mail [email protected]

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar