Transformações na saúde catarinense são apresentadas pelo secretário de Estado na Convenção Brasileira de Hospitais

Transformações na saúde catarinense são apresentadas pelo secretário de Estado na Convenção Brasileira de Hospitais


Fotos: Silviane Mannrich/SES

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, apresentou nesta quinta-feira, 24, em Florianópolis, os avanços na rede pública de Santa Catarina durante a abertura da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais. Considerado um dos principais eventos do setor no país, o encontro reúne autoridades, gestores e especialistas para discutir os desafios e oportunidades da saúde no Brasil.

Na palestra magna, intitulada “A Saúde em Transformação: Perspectivas e Desafios no Brasil e em Santa Catarina”, o representante destacou o investimento histórico realizado em 2024, que ultrapassa R$ 8 bilhões, o Programa de Valorização dos Hospitais, a criação da Tabela Catarinense, a ampliação da rede de atendimento e a retomada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O secretário também ressaltou o aumento expressivo de cirurgias, a expansão recorde de leitos de UTI e as novas habilitações estaduais em diversas especialidades, ações que fortalecem a descentralização do atendimento.

“Estamos passando a saúde catarinense a limpo, fizemos muito, mas ainda temos muito o que fazer para que a população tenha a saúde que merece e precisa. Estamos batendo recordes, em cima de recordes e a população voltou a acreditar que as coisas estão melhores. E tudo que estamos desenvolvendo é em parceria com os hospitais filantrópicos e municipais. Vamos seguir enfrentando os desafios  e trabalhando pelo fortalecimento da atenção primária e da sustentabilidade na saúde”, afirmou o secretário Diogo Demarchi.

Com o tema central “A Jornada pela Qualificação da Rede Hospitalar Brasileira”, o evento segue até sexta-feira, 25, e deve reunir mais de 2 mil congressistas. A programação inclui cursos, palestras, mesas de debate, exposição de marcas, equipamentos e serviços hospitalares.

Ao longo de dois dias, a convenção promove mais de 30 horas de conteúdo distribuídas em três salas simultâneas, com discussões estratégicas sobre inovação, gestão e sustentabilidade na saúde. A realização é da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), com parceria da Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e da Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC).

Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar