Trabalho da Assistência Social reduz número de municípios com dificuldade na execução de programas sociais em Santa Catarina

Trabalho da Assistência Social reduz número de municípios com dificuldade na execução de programas sociais em Santa Catarina

Foto: Luciane Lemos/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Benefícios, Transferência de Renda e Programas (Geben), conseguiu reduzir o número de municípios com dificuldade na execução de programas sociais como o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família. O total caiu de 73, em 2024, para 21, em 2025.

Para melhorar a gestão nestas cidades os profissionais da SAS intensificaram o apoio técnico aos Municípios Prioritários, os chamados MUPs, para que eles conseguissem superar as dificuldades.

“Durante todo o ano passado a SAS intensificou as atividades de apoio técnico para estes 73 municípios e focou nas vulnerabilidades identificadas para qualificar as ações que envolvem o Cadastro Único e a superação dessas fragilidades. A redução destes números reflete o comprometimento da equipe e a qualidade do trabalho desenvolvido”, disse a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas (Geben), Sabrina Gomes Cerva.

Ela explica ainda que quando um município sai da lista prioritária significa que a população tem acesso ao Cadastro Único e acesso mais adequado às políticas públicas relacionadas.

Municípios Prioritários

Os Municípios Prioritários (MUPs) são selecionados a partir dos indicadores de desempenho elaborados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A seleção é baseada em indicadores como a Taxa de Atualização Cadastral; Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar; Taxa de Acompanhamento da Agenda de Saúde; Capacidade de Gestão de Benefícios, entre outros.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]


Fonte: estado.sc.gov.br Acessar

IA Editor