Sistema mantido pelo Ciasc é responsável pelo gerenciamento prisional do Estado

Sistema mantido pelo Ciasc é responsável pelo gerenciamento prisional do Estado


Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Ferramenta digital utilizada há quase duas décadas pelos órgãos de Segurança Pública de Santa Catarina, o i-Pen (Sistema de Identificação e Administração Penal) é o sistema responsável pelo gerenciamento prisional do Estado. A solução é mantida e constantemente atualizada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e se consolidou como uma peça-chave na administração das unidades prisionais catarinenses.

Com uma abordagem que alia tecnologia de ponta à gestão operacional, o i-Pen oferece controle rigoroso sobre os reeducandos, as visitas e a movimentação interna do sistema prisional. A plataforma atua como instrumento de apoio à segurança e à ressocialização, garantindo conformidade com a legislação vigente.

Por meio de um cadastro centralizado, o sistema permite o acompanhamento completo da trajetória dos reeducandos. Isso possibilita que as forças de segurança realizem investigações em tempo real, com acesso a relatórios detalhados e informações estratégicas. O i-Pen também gerencia a execução penal, controlando prazos de cumprimento de pena e assegurando que as reduções de pena por leitura, trabalho ou estudo sejam aplicadas de forma legal e transparente.

Outro diferencial da ferramenta é o controle das visitas — tanto presenciais quanto virtuais. O sistema também facilita a gestão de transferências de detentos entre unidades estaduais e federais, respeitando todos os protocolos de segurança.

Em constante evolução, o i-Pen está hoje integrado à plataforma estadual de dados Boa Vista, o data lake de Santa Catarina. Para Marcelo Tavares, líder técnico na Coordenadoria de Soluções de Segurança Pública (CSSEG) do CIASC, “essa integração permite análises avançadas e a geração de paineis analíticos que apoiam a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, ampliando a eficiência e a visão estratégica sobre a gestão penitenciária.”

Além disso, o sistema automatiza a organização dos plantões dos agentes e policiais penais, além de controlar o tráfego de veículos e o processo de trocas de turnos nas unidades. Tudo isso contribui para um funcionamento mais seguro e contínuo do sistema prisional.

Criado originalmente para apoiar a administração penitenciária, o i-Pen se tornou uma ferramenta estratégica para a segurança pública do Estado, promovendo agilidade, transparência e efetividade em todos os níveis de gestão.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar