A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nos dias 3 e 4 de junho, o Seminário de Capacitação da Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa, em São Bento do Sul. O objetivo é orientar e capacitar profissionais de saúde que atuam no atendimento a aproximadamente 6 mil pacientes no Estado com essas condições. As inscrições estão abertas até 2 de junho.
O público-alvo são profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam na área, nos hospitais da Rede e na Atenção Primária em Saúde dos municípios. Também é direcionado para acadêmicos de enfermagem e de medicina, além de profissionais das Gerências Regionais de Saúde e rede hospitalar. O evento é promovido em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
As inscrições devem ser feitas no site da Escola do Legislativo, no https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/. Demais informações sobre o encontro podem ser acessadas no portal. O seminário ocorrerá na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, localizada na Rua Vigando Kock, 100 – Centro – São Bento do Sul.
Condições de saúde
A estomia é uma cirurgia que cria um estoma, um orifício na parede abdominal ou na traqueia, de forma definitiva ou provisória. Seu objetivo é estabelecer um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior para eliminar urina ou fezes, além de auxiliar na respiração ou na alimentação, promovendo maior qualidade de vida ao paciente.
Santa Catarina é o único estado do país que possui insumos padronizados para a reabilitação fonatória e pulmonar. Do total de 10 itens fornecidos aos pacientes, apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde; os demais são adquiridos com recursos da SES. Atualmente, Santa Catarina conta com 5867 pacientes cadastrados, sendo 5.577 com estomias intestinais e urinárias e 290 com estomias respiratórias.
A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas, manifestando-se já no nascimento. Santa Catarina possui o programa “SC Cuidando das Borboletas” para atender esses pacientes, que completou seu primeiro ano de atuação em 26 de fevereiro. É oferecido atendimento pelo SUS em unidades de referência e os insumos necessários para o tratamento, custeados pelo Governo do Estado, até que estejam padronizados no SUS em todo o território nacional. Santa Catarina foi o primeiro estado do país a criar um programa específico para esse tratamento.
Serviço
O quê: Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa em São Bento do Sul
Quando: 3 e 4 de junho de 2025, a partir das 7h30
Onde: Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, Rua Vigando Kock, 100 – Centro – São Bento do Sul
Inscrições: até 2 de junho, pelo https://eventos-escola.alesc.sc.gov.br/
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar