Foto: Divulgação / SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu uma reunião com o Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra) nesta quinta-feira, 17. O encontro ocorreu no auditório da SED e teve como foco a segurança escolar. O debate corrobora com as recentes iniciativas do Governo do Estado, que anunciou a instalação de novas câmeras e botões de pânico nas 1.038 unidades escolares estaduais.
“A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança. É importante que as pessoas e os órgãos envolvidos trabalhem juntos, para que nossas escolas sejam cada vez mais seguras em todos os sentidos”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
Durante o encontro, foi lançado o Curso Integra: Estratégias de Segurança e Prevenção da Violência nas Escolas, uma iniciativa promovida pelos integrantes do Comitê. A iniciativa busca capacitar profissionais da Educação e da Segurança para fortalecer ambientes escolares seguros e acolhedores.
A reunião ainda teve uma homenagem especial ao cabo Mario César Curbani, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Houve a entrega de uma moção de aplausos ao bombeiro por sua atuação em uma escola estadual de Blumenau, um exemplo da importância da parceria entre educação e segurança pública.
O Integra busca estabelecer uma política pública de segurança escolar ampla, por meio de práticas educacionais preventivas e protetivas, além de implementar ações de preparação, resposta e recuperação em relação a possíveis ataques para as unidades escolares. Além da SED, a iniciativa coordenada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) é composta por outras entidades, incluindo órgãos de segurança, educação, sociedade civil, universidades e Ministério Público.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar