Fotos: Divulgação Ascom/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira, 24, uma visita técnica ao Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, para apoiar na melhoria dos fluxos de atendimento na unidade. A ação faz parte de um planejamento já existente que está sendo feito em outros hospitais da rede pública. Desde quando o Governo do Estado assumiu a contratualização do HRO, as melhorias e investimentos vêm sendo contínuos, com a abertura de mais 15 leitos de UTI e o aumento de 30% na realização de cirurgias eletivas.
A agenda incluiu uma reunião com a direção do hospital para alinhar estratégias e melhorias nos serviços prestados. A equipe avaliou os processos de assistência aos pacientes da Emergência e vistoriaram o andamento das obras em execução, além de acompanhar em tempo real a rotina da instituição.
Na ocasião, também foi apresentado o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco (PCACR) — uma ferramenta que visa aprimorar a organização e o acesso da população nas portas de urgência ou emergência, garantindo o atendimento conforme a gravidade. As medidas devem ser implementadas após a capacitação de todos os profissionais que atuam no Pronto-Socorro.
“Ficamos bastante satisfeitos com o que nos foi mostrado, com a mentalidade do hospital em melhorar os processos, em qualificar e profissionalizar todos os procedimentos e os fluxos de trabalho”, afirma Alfredo Schmidt, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência da SES.
Obras em andamento
O Pronto-Socorro do Hospital Regional do Oeste está em reformas. Com investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado, a obra de ampliação teve início este mês. A estrutura física da instituição foi analisada no encontro, com foco nos ajustes que estão sendo planejados e concretizados.
“Foi apresentada toda a planta da reforma do centro cirúrgico, onde a equipe da Secretaria viu as mudanças que estão sendo feitas no atendimento. Também visualizaram a obra que está em pleno vapor, nossa previsão é concluir em seis meses”, revela Ernandi Palmeira, gerente Assistencial e de Qualidade do HRO.
Visitas técnicas por SC
O Governo do Estado realiza visitas técnicas regulares às unidades de saúde de Santa Catarina para acompanhar os fluxos de atendimento, o andamento de melhorias e dialogar com as diretorias sobre procedimentos administrativos e logísticos para a qualificação dos serviços oferecidos à população.
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar