Secretaria da Segurança Pública habilita três estandes de tiro outdoor para treinamento das forças de segurança

Secretaria da Segurança Pública habilita três estandes de tiro outdoor para treinamento das forças de segurança


Foto: Jonatã Rocha / SECOM

O Governo do Estado avança no processo de habilitação de estandes de tiro para treinamento permanente dos agentes das forças de segurança em todas as regiões de Santa Catarina. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 4, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a comissão responsável pelo projeto — composta pela SSP, Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar — homologou os três primeiros estandes vistoriados no mês de julho, na modalidade outdoor, nos municípios de Araquari, Chapecó e São Miguel do Oeste.

O diretor Administrativo e Financeiro da SSP, coronel João Paulo Herbst Vieira, ressalta que, a partir da homologação por parte da Comissão Especial de Credenciamento, nos próximos dias as forças de segurança de Santa Catarina já poderão realizar treinamentos nesses estabelecimentos. Conforme o projeto, os estandes poderão ser utilizados em atividades programadas pelas instituições.

“Esses foram os primeiros estandes habilitados, de muitos que ainda virão. O projeto prevê a disponibilização de estandes credenciados em pelo menos 70 municípios, facilitando o acesso dos profissionais para treinamento junto a essas estruturas”, destaca.

O coronel Herbst acrescenta que serão feitas algumas retificações pontuais para aprimoramento do edital, especialmente voltadas à modalidade indoor. Com isso, na próxima semana, a comissão espera receber a documentação de outros seis estandes para análise e posterior vistoria in loco. Dos 245 estandes mapeados em Santa Catarina, cerca de 80 estabelecimentos outdoor e 120 estabelecimentos indoor já foram identificados pela comissão.

Uma das mudanças propostas para o edital foi a autorização de participação de associações no certame, além das empresas do ramo. O projeto visa à capacitação constante e ao aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelas forças de segurança, mas também leva em conta a complexa situação econômica do setor, que vê na parceria com o Estado um reforço importante para a continuidade das atividades.

A previsão é que, com a execução da medida, sejam realizadas mais de 52 mil horas de capacitação prática em armamentos como pistolas, espingardas, carabinas, fuzis e submetralhadoras.

Sobre o projeto

A autorização para o lançamento do edital de credenciamento de estandes de tiro foi assinada pelo governador Jorginho Mello e pela vice-governadora Marilisa Boehm no dia 15 de abril de 2025. Na ocasião, também foi anunciado investimento superior a R$ 6,6 milhões para o desenvolvimento do projeto, visando ao atendimento de 5.225 servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | [email protected]



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar