Foto: Roberto Zacarias/SECOM
O novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno (APOIA) já pode ser utilizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação para intensificar o combate à evasão escolar a partir da última sexta-feira, 1º de agosto. O APOIA é uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (SED), Conselho Tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e as escolas de todo o Estado. Juntos, os órgãos atuam em uma grande rede de informação, controle e acompanhamento da frequência nas escolas.
“A modernização do APOIA é vital para conseguirmos frear a evasão escolar. Além disso, cabe destacar a importância da aproximação das famílias com as escolas, uma grande marca da gestão do nosso governador Jorginho Mello. Este também é um ponto fundamental para combater o problema. Vamos trabalhar muito para garantir a permanência dos nossos estudantes no ambiente escolar”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
A nova plataforma é bastante intuitiva, automatizada e tecnológica para facilitar o trabalho de acompanhamento dos índices de infrequência e, assim, atuar como uma ferramenta para assegurar o direito à educação aos estudantes. Desta forma, o APOIA visa garantir a permanência de crianças e adolescentes, de 4 a 18 anos incompletos, na escola para que consigam completar todas as etapas da Educação Básica.
Na prática, o programa garante a efetivação de estratégias de busca ativa para assegurar o retorno e a permanência na escola, assim como a articulação intersetorial junto aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. A análise de dados sobre o desempenho e a frequência dos estudantes facilita a identificação de padrões e tendências que indiquem risco de evasão. O acompanhamento individualizado também auxilia na abordagem aos problemas específicos de cada aluno.
As Coordenadorias Regionais de Educação têm profissionais dedicados ao acompanhamento do Programa APOIA, com profissionais dedicados nas Unidades Escolares para o preenchimento das informações dos estudantes. Caso ainda não tenha conta no gov.br, o servidor responsável deve criá-la para ter acesso ao sistema.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar