Saúde promove capacitação para profissionais de Santa Catarina sobre vírus que causa IST

Saúde promove capacitação para profissionais de Santa Catarina sobre vírus que causa IST


Foto: Divulgação/SES

A Secretária de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realizou uma capacitação em diagnóstico e manejo do HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas), infecção sexualmente transmissível (IST) pouco conhecida e compreendida. O encontro reuniu profissionais de saúde de Santa Catarina nesta terça-feira, 13, em Florianópolis.

O objetivo da capacitação foi informar e atualizar os profissionais com relação aos diversos aspectos da infecção e das doenças associadas ao HTLV, suas formas de transmissão, diagnóstico e acompanhamento.

O HTLV é uma infecção sexualmente transmissível negligenciada, pois o HIV segue como mais importante. Apesar do vírus ser conhecido há mais tempo do que o HIV, em 1980, o HTLV não tem manifestação típica, mas pode acometer o sistema nervoso periférico, ou seja, a pessoa apresenta alteração motora e também pode ter alteração oftalmológica. 

“O vírus, que ataca principalmente as células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do organismo, é transmitido sexualmente,  por isso a mãe pode passar para o bebê. O diagnóstico da infecção pelo HTLV é feito por meio de exames de sangue. Quando confirmada a infecção materna, é recomendada a não amamentação pelo risco de transmissão do vírus para o bebê, através do aleitamento. No evento discutimos e ressaltamos a importância da grávida ser testada, para que seja orientada na hora da amamentação”, explica Regina Valim, gerente de IST, HIV/AIDS e Doenças Infecciosas Crônicas.

O Ministério da Saúde ampliou o uso dos testes de triagem e do confirmatório para o diagnóstico de HTLV em gestantes no pré-natal, a partir de abril de 2024. Apesar da iniciativa, a infecção pelo vírus continua a ocorrer de forma silenciosa e desconhecida pelo grande público, caracterizando-se muitas vezes como uma doença negligenciada.

O HTLV também é um dos cinco agravos para a eliminação da transmissão vertical junto com sífilis, hepatite B, HIV e doença de Chagas.

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc





Fonte: estado.sc.gov.br Acessar