Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Arquivo / Secom
Santa Catarina inicia o outono com um leve recuo nas temperaturas, marcando o primeiro declínio da estação. A mudança se deve à passagem de uma frente fria entre madrugada de quarta, 2 e quinta-feira, 3, que permite a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar, trazendo uma sensação de frescor diferente do frio intenso.
As mínimas registradas nas madrugadas prometem marcar o início do outono com temperaturas mais amenas. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, os termômetros devem oscilar próximos a 5°C, enquanto nas áreas altas da Serra e do Meio-Oeste os valores podem se aproximar de 0°C. Essa queda, embora não represente um frio intenso, favorece a formação de geada , especialmente no amanhecer de sábado, 5.
Nas áreas litorâneas, o recuo térmico é menos acentuado, com mínimas variando entre 11°C e 15°C. No entanto, a ação de um vento sul moderado, com rajadas de até 80 km/h, intensifica a sensação de frio. Durante o sábado, a presença de nuvens mantém as temperaturas amenas, com máximas variando entre 22°C e 25°C no Oeste e Litoral, e de 18°C a 22°C nas demais regiões.
Persistência do clima mais frio
Embora o frio mais acentuado esteja previsto para o amanhecer de sábado, 5, as temperaturas mais baixas tendem a se repetir no domingo, 6 e na segunda-feira, 7, mesmo com a área de influência da massa de ar frio vindo a diminuir gradativamente. Este primeiro declínio de temperatura no outono indica a chegada de dias mais frescos, mas sem a intensidade de um frio rigoroso.
A Proteção e Defesa Civil recomenda que a população se prepare para essa mudança, cuidando da saúde e, especialmente, que os agricultores fiquem atentos à possibilidade de geada. Assim, Santa Catarina começa a transição para um outono marcado por temperaturas mais amenas, oferecendo um novo ritmo para os dias que virão.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected]
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar