Projeto educacional contemplado pelo FIA tem andamento no Imetro-SC

Projeto educacional contemplado pelo FIA tem andamento no Imetro-SC

Foto: Divulgação / ImetroSC

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina recebeu a visita do Conselho Municipal de São José da Criança e da Adolescência (CMDCA), com o intuito de dar andamento ao projeto do Imetro-SC, contemplado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina.

O projeto – inédito no Imetro-SC – tem como objetivo despertar o interesse de jovens no mercado de trabalho para área da metrologia legal. A iniciativa é fruto de Termo de Convênio com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), o qual o Instituto foi contemplado ainda em 2024, tendo seu projeto aprovado no edital do FIA de Santa Catarina.

A reunião contou com a presença das Conselheiras Ana Paula da Rosa, Marla Sacco Martins e Maria Olinda Daniel Silva. O objetivo é verificar os detalhes da implantação para a aprovação de liberação dos recursos.

A partir da liberação dos recursos será possível tirar do papel o projeto que prevê a realização de uma plataforma com vídeo aulas, no formato EAD. “A expectativa é abranger cerca de 16 mil adolescentes de algumas escolas estaduais da Grande Florianópolis, incluindo 288 adolescentes em conflito com a lei, dos Centros de Atendimento Socioeducativo – CASE, para que possam se qualificar e atuar na área de cronotacógrafo”, explica Alexsandra Paloschi, coordenadora do projeto, no Imetro.

“É uma grande oportunidade que vai abrir portas para jovens estudantes no mercado de trabalho, como também, preencher uma grande lacuna, que é a falta de profissionais capacitados para a verificação metrológica, mais especificamente na área dos cronotacógrafos”, avalia o diretor Administrativo e Financeiro do Imetro-SC, Rafael Dall’Agnoll. 

A gerente de Metrologia Legal do Imetro-SC, Marilânia dos Santos, lembra que “o projeto educacional também vai conscientizar jovens do ensino médio e adolescentes em conflito com a lei quanto a importância do uso de cronotacógrafo na frota nacional. Como também, ensinar sobre o processo de verificação metrológica deste instrumento de medição, incentivando assim, o interesse destes jovens por esse mercado tão promissor”, avalia.

Edital

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, ao todo, mais de 500 projetos foram inscritos, o qual a análise exigiu uma verdadeira força-tarefa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e dos servidores da Secretaria.

Ao total foram contempladas 85 propostas da sociedade civil e 63 de órgãos governamentais que abrangem diversas áreas, como educação, cultura, esporte, entre outras. Os editais do FIA foram lançados em dezembro de 2023 e são os maiores da história de Santa Catarina. Novos editais devem ser lançados ainda em 2025.


Source link

IA Editor