Profissionais participam de capacitação para aprimorar técnicas de busca e manejo de escorpiões

Profissionais participam de capacitação para aprimorar técnicas de busca e manejo de escorpiões

Fotos: Divulgação Ascom/SES

Os escorpiões são um dos principais animais peçonhentos urbanos e sua presença tem aumentado em diversas regiões. Para proporcionar mais segurança à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) da Gerência Regional de Saúde de Florianópolis, promoveu a capacitação “Busca de Manejo de Escorpiões”, entre os dias 24 e 26 de março, em São José.

O treinamento prático e teórico foi direcionado para os profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica, de Zoonoses e do Meio Ambiente da Macrorregião da Grande Florianópolis. O objetivo da capacitação foi aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais no manejo adequado de escorpiões. Assim como, aprender a identificá-los e capturá-los visando a segurança da população e o controle de zoonoses no território.

Em Santa Catarina, só neste ano, 2.835 pessoas foram picadas por escorpiões. Na Grande Florianópolis foram 163. Para a enfermeira e gerente Regional de Saúde de Florianópolis, Fabiane Melo, o aumento da urbanização e o desequilíbrio ambiental, colaboram para que os escorpiões se proliferem em diversas cidades.

“São animais peçonhentos que podem representar riscos à saúde humana. Para prevenir acidentes e controlar a presença desses aracnídeos, é fundamental adotar medidas que dificultem sua entrada e propagação nos ambientes domésticos e urbanos”, explica Fabiana.

Para evitar a proliferação, a prevenção de acidentes deve-se considerar os hábitos e o habitat do escorpião. Algumas medidas preventivas incluem:

– Manter o domicílio sempre limpo;
– Remover entulhos, restos de construção e materiais inservíveis que favoreçam o abrigo dos escorpiões ou de seu alimento;
– Vedar soleiras de portas;
– Cobrir ou telar ralos de chão, pias e tanques;
– Verificar calçados e roupas antes de vestir;
– Manter as camas afastadas da parede;
– Manter a limpeza de terrenos baldios próximos a residência;
– Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
– Utilizar sapatos fechados e luvas nas atividades de jardinagem, limpeza externa, construção e de agricultura.

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc




Source link

IA Editor