Polícia Científica de Santa Catarina participa da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil

Polícia Científica de Santa Catarina participa da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil


Foto: Ricardo Trida / PCISC

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) participou da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça. A ação foi realizada entre os dias 12 e 16 de maio, com o objetivo de ampliar o acesso à documentação básica para populações socialmente vulneráveis.

Durante a semana, a Polícia Científica foi responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos pontos de atendimento instalados em Florianópolis e em comunidades indígenas de Biguaçu. No Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro da Capital, foram realizadas cerca de 100 emissões diárias de documentos entre os dias 12 e 15. No dia 16, a atuação conjunta no IEE e na Câmara de Vereadores resultou em 116 emissões. Ao todo, serão emitidas cerca de 720 carteiras de identidade durante a ação.

Foto: Divulgação / PCISC

Nos dias 14 e 15, equipes da Polícia Científica também estiveram em quatro aldeias indígenas – Mymba Roka, Yguá Porã, Yynn Moroti Wherá e Itanhaém – levando o serviço de identificação às comunidades, em uma ação que reforçou o compromisso institucional com a inclusão e a cidadania.

“A oficialização do registro civil é a porta de entrada para o exercício pleno da cidadania. Sem identificação, a pessoa torna-se invisível para o estado, sem acesso a saúde, educação, programas sociais ou oportunidades de trabalho. A Polícia Científica tem orgulho de participar desta iniciativa nacional, garantindo um direito fundamental: o direito à identidade. Levar esse serviço a quem mais precisa é reafirmar nosso compromisso com a inclusão, a justiça e a dignidade humana”, destaca a perita-geral Andressa Boer Fronza.

Na mesma oportunidade, a cacique da etnia Guarani, Celita Antunes, reafirmou a importância da ação para a comunidade: “É muito importante não precisar se deslocar ou agendar atendimento. Aqui foi tudo rápido, em cerca de duas horas conseguiram fazer a identidade de todos que estavam precisando.” Segundo a liderança, a comunidade conta com cerca de 130 pessoas e, durante a ação, foram emitidas 50 carteiras de identidade.

Foto: Ricardo Trida / PCISC

Além da emissão de documentos, a Semana “Registre-se!” ofereceu à população outros serviços gratuitos, como regularização de certidões, CPF, título eleitoral, assistência jurídica para benefícios sociais, atualização do CadÚnico, orientações para migrantes e atendimento de saúde e assistência social.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar