Foto: Ricardo Trida / PCISC
A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) participou da 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça. A ação foi realizada entre os dias 12 e 16 de maio, com o objetivo de ampliar o acesso à documentação básica para populações socialmente vulneráveis.
Durante a semana, a Polícia Científica foi responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos pontos de atendimento instalados em Florianópolis e em comunidades indígenas de Biguaçu. No Instituto Estadual de Educação (IEE), no Centro da Capital, foram realizadas cerca de 100 emissões diárias de documentos entre os dias 12 e 15. No dia 16, a atuação conjunta no IEE e na Câmara de Vereadores resultou em 116 emissões. Ao todo, serão emitidas cerca de 720 carteiras de identidade durante a ação.
Nos dias 14 e 15, equipes da Polícia Científica também estiveram em quatro aldeias indígenas – Mymba Roka, Yguá Porã, Yynn Moroti Wherá e Itanhaém – levando o serviço de identificação às comunidades, em uma ação que reforçou o compromisso institucional com a inclusão e a cidadania.
“A oficialização do registro civil é a porta de entrada para o exercício pleno da cidadania. Sem identificação, a pessoa torna-se invisível para o estado, sem acesso a saúde, educação, programas sociais ou oportunidades de trabalho. A Polícia Científica tem orgulho de participar desta iniciativa nacional, garantindo um direito fundamental: o direito à identidade. Levar esse serviço a quem mais precisa é reafirmar nosso compromisso com a inclusão, a justiça e a dignidade humana”, destaca a perita-geral Andressa Boer Fronza.
Na mesma oportunidade, a cacique da etnia Guarani, Celita Antunes, reafirmou a importância da ação para a comunidade: “É muito importante não precisar se deslocar ou agendar atendimento. Aqui foi tudo rápido, em cerca de duas horas conseguiram fazer a identidade de todos que estavam precisando.” Segundo a liderança, a comunidade conta com cerca de 130 pessoas e, durante a ação, foram emitidas 50 carteiras de identidade.

Além da emissão de documentos, a Semana “Registre-se!” ofereceu à população outros serviços gratuitos, como regularização de certidões, CPF, título eleitoral, assistência jurídica para benefícios sociais, atualização do CadÚnico, orientações para migrantes e atendimento de saúde e assistência social.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar