Foto: Divulgação / DetranSC
O Maio Amarelo SC 2025 começou nesta segunda-feira, 5, com uma programação diversificada, voltada à conscientização para a segurança no trânsito. Promovido pelo Detran/SC, com apoio de entidades parceiras, forças de segurança e outros órgãos do governo. Além das palestras e painéis técnicos com especialistas como Irene Rios, Roberta Torres, Marcelo Werner (PRF) e Francisco Garonce, o evento também destacou ações para o público infantil. Atividades lúdicas e educativas, como o Cinetran, Cinema de Trânsito, projeto em parceria com o Detran, as mini pistas da PRF e da Polícia Militar Rodoviária, reforçaram a importância de iniciar desde cedo a formação para um trânsito mais seguro.
“O Maio Amarelo é um mês de conscientização para as questões de sinistros de trânsito. Tratamos da importância de nós reduzirmos os números que são tão alarmantes no nosso país, e também, aqui em Santa Catarina, que é o segundo em número de sinistros no país e o quarto em óbitos no trânsito. E, pela primeira vez, o Detran/SC organizou, juntamente com entidades parceiras, forças de segurança e outros órgãos de governo, em nível estadual, um grande evento com o objetivo de iniciar as atividades relativas a esse mês tão importante. Reunimos sistemas estaduais de trânsito, parceiros que vão mostrar as suas iniciativas e trabalhar de forma conjunta nas palestras, exposições e demonstrações práticas, impactando e conscientizando, principalmente na educação para o trânsito”, pontuou o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
Na área externa, os participantes acompanharam uma simulação realística de atendimento a sinistro de trânsito, conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Um dos momentos mais marcantes foi o depoimento emocionado de uma vítima de sinistro, que compartilhou sua experiência e alertou para as graves consequências dos acidentes. As ações buscaram sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.
O dia contou ainda com o tradicional ato simbólico de entrega do Laço Amarelo, símbolo do compromisso com a vida, além de espaços para integração e troca de experiências entre educadores, profissionais da segurança e a comunidade. Com foco na educação e na empatia, o primeiro dia do Maio Amarelo SC 2025 reafirmou o papel coletivo na construção de um trânsito mais humano e seguro.
A abertura oficial do evento também contou com a participação do secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, que representou o governador Jorginho Mello, do superintendente da PRF em SC, Manoel Fernandes, do presidente do Conselho Estadual de Trânsito de SC, Atanir Antunes, do comandante da Polícia Militar Rodoviária, cel. PM Marcus Vinícius dos Santos, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Cel. BM Fabiano de Souza, da vice-prefeita de Florianópolis e da secretária Municipal de Segurança e Ordem Pública do Município, Maryanne Mattos, da secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andrea Luiza Grando, entre outros.

Fonte: estado.sc.gov.br Acessar