Foto: Divulgação / Iprev
O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) deu mais um passo rumo à modernização dos seus serviços: começou a emitir Certidões de Tempo de Contribuição (CTC) em formato digital. A novidade é resultado do desenvolvimento e implantação do novo sistema previdenciário, o Sisprev Web, e marca uma transição importante para mais agilidade, segurança e eficiência nos processos.
A CTC é o documento utilizado por ex-servidores públicos do Estado que desejam averbar o tempo de contribuição em outro regime previdenciário. Ou seja, é por meio da CTC que o tempo de serviço no Estado de Santa Catarina pode ser reconhecido em outros vínculos de trabalho para fins de aposentadoria.
O que muda com a CTC Digital?
Até então, a emissão das CTCs — dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas — eram feitas em planilhas eletrônicas, com a certidão impressa e assinada manualmente. No caso do Poder Executivo, o processo era feito pelo sistema SIGRH, mas ainda assim exigia a impressão do documento, coleta de assinaturas físicas e envio ao requerente, muitas vezes via Correios.
Agora, com o Sisprev Web, todo o processo passa a ser eletrônico. A nova CTC Digital é emitida com assinatura eletrônica e conta com validação por QR Code, o que garante autenticidade e confiabilidade ao documento. A validação pode ser feita diretamente pelo site do IPREV, no link: https://www.iprev.sc.gov.br/ctc-outros-servicos/. Serviço: Validar Certidão de Tempo de Contribuição Digital
Essa inovação facilita a veracidade do documento pelos demais regimes previdenciários e simplifica o processo de averbação para o requerente.
Uma nova era para a gestão previdenciária
A primeira CTC Digital foi assinada nesta semana pelo presidente do Iprev, Mauro de Oliveira, marcando o início da fase de transição.
A equipe técnica responsável pela emissão das CTCs, composta pelos servidores Thiago Hentchen, Pedro Bristot e Jeane Fonseca, descreve como funcionava o processo anterior: “Antes, analisávamos os processos no SGPE, emitíamos a CTC pelo SIGRH, imprimíamos o documento e colhíamos assinaturas manuais. Só então a CTC era enviada ao setor de origem. Também digitalizávamos o documento para inserção no SGPE, mas apenas a versão física era válida. Agora, com o Sisprev Web, a CTC é gerada com assinatura digital válida e emissão de QR CODE e pode ser conferida com um clique.”
Para os demais Poderes, que não possuem integração com o SIGRH, o processo também passará a ser realizado dentro do Sisprev Web, eliminando o uso de planilhas.
Fase de testes
O Iprev informa que esta é uma fase inicial de testes, mas os primeiros resultados são promissores. Ainda será necessário migrar os dados de todos os servidores para o novo sistema, mas o avanço já demonstra um futuro mais moderno, seguro e eficaz para a gestão previdenciária do Estado.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar