Imetro-SC e Procon municipal de Tubarão fiscalizam produtos de Páscoa para garantir o peso correto dos produtos

Imetro-SC e Procon municipal de Tubarão fiscalizam produtos de Páscoa para garantir o peso correto dos produtos

Operação conjunta verificou chocolates e pescados congelados no município; objetivo é assegurar que o peso declarado no rótulo corresponde a quantidade entregue ao consumidor – Foto: Divulgação / ImetroSC

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), em cumprimento ao calendário de operações especiais para 2025, realizou nesta semana, uma ação fiscalizatória em parceria com o Procon de Tubarão. O foco foi a comercialização de produtos típicos do período de Páscoa, como chocolates e pescados congelados.

Durante a operação, equipes visitaram estabelecimentos comerciais da cidade para coletar amostras de chocolates e lotes de pescado congelado para análise. O objetivo é verificar se o peso declarado nas embalagens corresponde ao conteúdo entregue ao consumidor.

Foco no pescado congelado

De acordo com o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a fiscalização de pescados ganha maior atenção nesta época do ano devido ao aumento significativo no consumo. Uma outra particularidade desse produto também exige uma maior atenção dos órgãos fiscalizadores: a legislação permite a aplicação de uma fina camada de gelo para proteção, porém, esse gelo não pode ser computado como parte do peso líquido.

“O gelo é considerado embalagem, e não pode ser incluído na pesagem do produto. Essa análise é feita em nosso laboratório para garantir que o consumidor está levando e pagando pelo pescado e não pelo gelo”, explicou o presidente, Alexandre Soratto.

Parceria

A cooperação com órgãos municipais é essencial para a eficiência da operação. O conhecimento local do Procon municipal sobre os estabelecimentos agilizou o trabalho das equipes e reforçou a atuação em prol de um comércio justo e uma concorrência leal.

Os resultados das análises laboratoriais serão divulgados após a conclusão dos testes. Caso sejam identificadas irregularidades, os responsáveis podem sofrer sanções, incluindo advertências e multas.


Fonte: estado.sc.gov.br Acessar

IA Editor