Fotos: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC
Em iniciativa inédita no país, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, assinaram nesta terça-feira, 15, a autorização para o lançamento do edital de credenciamento de estandes de tiro, permitindo a locação desses espaços para o treinamento técnico das Forças de Segurança Pública de Santa Catarina. Com investimento superior a R$ 6,6 milhões, o projeto vai atender 5.225 servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal.
“Hoje, o Estado tem 12 estandes de tiro disponíveis, o que faz com que muitos profissionais precisem viajar longas distâncias para treinar, o que toma tempo, custa caro e dificulta o trabalho, principalmente para quem está no interior. Esse credenciamento é mais uma ação do nosso governo para valorizar os profissionais da Segurança Pública e garantir que eles tenham estrutura e preparo técnico para proteger ainda mais os catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello.
“Esse projeto, inédito no Brasil, marca mais um passo importante no compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento, a valorização e a capacitação permanente de nossas forças de segurança. Com o governador Jorginho Mello seguimos firmes na construção de um Estado que valoriza seus agentes e protege sua gente”, comemorou a vice-governadora, Marilisa Boehm.
A nova medida é destinada aos efetivos operacionais, que receberão capacitação institucional, com instrutor e em equipes, em estandes de tiro mais próximos das regiões onde atuam. A expectativa é ter estandes credenciados em até 70 municípios.
“Santa Catarina já é referência nacional em segurança, mas trabalhamos todos os dias para ser ainda melhor. Esse edital é uma resposta inteligente à nossa realidade: vamos sair de 12 estandes para, potencialmente, 75 locais com estrutura adequada, indoor e outdoor, em mais regiões do estado. Isso representa mais preparo, mais presença e, principalmente, mais segurança para a população”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
O projeto estabelece critérios para o credenciamento, incluindo laudo acústico, alvarás sanitário, de funcionamento e dos Bombeiros e Certificado de Registro ativo junto ao Exército Brasileiro. A previsão é que, com a execução da medida, sejam realizadas mais de 52 mil horas de capacitação prática em armamentos como pistolas, espingardas, carabinas, fuzis e submetralhadoras.
“Eu quero em nome da FECASC agradecer o nosso governador Jorginho Mello. Muito obrigada, governador, por essa ação inédita. A gente espera que outros governadores de outros estados da nossa federação sigam esse exemplo, que é importantíssimo para nós. Temos hoje 30 clubes de tiro para cada milhão de habitantes. Isso é mais do que três vezes mais do que a média nacional, de 9 clubes por milhão. E nós temos clubes de tiro de norte a sul, leste e oeste do estado. São mais de cem municípios que têm clubes de tiro hoje em Santa Catarina. Somos também o quarto estado em número absoluto de armas registradas, de armas legais. Isso tudo é um reflexo direto da nossa cultura, da organização dos nossos clubes de tiro e da paixão do catarinense pelo tiro esportivo, pela segurança e principalmente pela liberdade”, disse a presidente da Federação de Clubes de Tiro e Comércio de Armas de Santa Catarina, Fabíola Venera.
Também participaram da cerimônia a perita-chefe da Polícia Científica, Andressa Bôer Fronza; o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza; o senador Jorge Seif; o Secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes; os deputados estaduais Ana Campagnolo, Maurício Peixer e Sargento Lima; além da vice-prefeita de Florianópolis, Marianne Mattos; autoridades locais e representantes de clubes de tiro de várias regiões do estado.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar