Governador lança edital para credenciamento de estandes de tiro para treinamento das Forças de Segurança

Governador lança edital para credenciamento de estandes de tiro para treinamento das Forças de Segurança


Fotos: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC

Em iniciativa inédita no país, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, assinaram nesta terça-feira, 15, a autorização para o lançamento do edital de credenciamento de estandes de tiro, permitindo a locação desses espaços para o treinamento técnico das Forças de Segurança Pública de Santa Catarina. Com investimento superior a R$ 6,6 milhões, o projeto vai atender 5.225 servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Polícia Penal.

“Hoje, o Estado tem 12 estandes de tiro disponíveis, o que faz com que muitos profissionais precisem viajar longas distâncias para treinar, o que toma tempo, custa caro e dificulta o trabalho, principalmente para quem está no interior. Esse credenciamento é mais uma ação do nosso governo para valorizar os profissionais da Segurança Pública e garantir que eles tenham estrutura e preparo técnico para proteger ainda mais os catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello.

“Esse projeto, inédito no Brasil, marca mais um passo importante no compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento, a valorização e a capacitação permanente de nossas forças de segurança. Com o governador Jorginho Mello seguimos firmes na construção de um Estado que valoriza seus agentes e protege sua gente”, comemorou a vice-governadora, Marilisa Boehm.

A nova medida é destinada aos efetivos operacionais, que receberão capacitação institucional, com instrutor e em equipes, em estandes de tiro mais próximos das regiões onde atuam. A expectativa é ter estandes credenciados em até 70 municípios.

“Santa Catarina já é referência nacional em segurança, mas trabalhamos todos os dias para ser ainda melhor. Esse edital é uma resposta inteligente à nossa realidade: vamos sair de 12 estandes para, potencialmente, 75 locais com estrutura adequada, indoor e outdoor, em mais regiões do estado. Isso representa mais preparo, mais presença e, principalmente, mais segurança para a população”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

O projeto estabelece critérios para o credenciamento, incluindo laudo acústico, alvarás sanitário, de funcionamento e dos Bombeiros e Certificado de Registro ativo junto ao Exército Brasileiro. A previsão é que, com a execução da medida, sejam realizadas mais de 52 mil horas de capacitação prática em armamentos como pistolas, espingardas, carabinas, fuzis e submetralhadoras.

“Eu quero em nome da FECASC agradecer o nosso governador Jorginho Mello. Muito obrigada, governador, por essa ação inédita. A gente espera que outros governadores de outros estados da nossa federação sigam esse exemplo, que é importantíssimo para nós. Temos hoje 30 clubes de tiro para cada milhão de habitantes. Isso é mais do que três vezes mais do que a média nacional, de 9 clubes por milhão. E nós temos clubes de tiro de norte a sul, leste e oeste do estado. São mais de cem municípios que têm clubes de tiro hoje em Santa Catarina. Somos também o quarto estado em número absoluto de armas registradas, de armas legais. Isso tudo é um reflexo direto da nossa cultura, da organização dos nossos clubes de tiro e da paixão do catarinense pelo tiro esportivo, pela segurança e principalmente pela liberdade”, disse a presidente da Federação de Clubes de Tiro e Comércio de Armas de Santa Catarina, Fabíola Venera.

Também participaram da cerimônia a perita-chefe da Polícia Científica, Andressa Bôer Fronza; o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel; o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza; o senador Jorge Seif; o Secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes; os deputados estaduais Ana Campagnolo, Maurício Peixer e Sargento Lima; além da vice-prefeita de Florianópolis, Marianne Mattos; autoridades locais e representantes de clubes de tiro de várias regiões do estado.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar