Fesporte e representantes do Ministério Público de SC debatem prevenção a crimes no ambiente esportivo

Fesporte e representantes do Ministério Público de SC debatem prevenção a crimes no ambiente esportivo

Representantes do Ministério Público de Santa Catarina em reunião com a direção da Fesporte nesta quarta-feira (02) – Foto: Guilherme Brazzalle/Ascom/Fesporte

Nesta quarta-feira, 2, a Fesporte recebeu representantes do Ministério Público de Santa Catarina para uma produtiva conversa sobre o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT), apresentado pelos promotores Bianca Andrighetti Coelho e Geovane Tramontin.

O Navit tem como objetivo atender de forma integral às vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e a seus familiares, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.

Na reunião desta manhã, o presidente Jeferson Batista, o assessor de gabinete, Cassiano Nunes Moreira e o chefe de gabinete, Flávio Pscheidt debateram com representantes do Ministério Público possibilidades para que o Navit esteja presente nos eventos da Fesporte apresentando seus ideiais e projetos buscando sempre a prevenção dos crimes.

Segurança e bem-estar dos atletas

O objetivo do Navit no esporte é fortalecer um ambiente seguro e fundamental para que eles possam se desenvolver e competir sem medo de assédio como explica a promotora Bianca Andrighetti Coelho.

“Nós do Navit temos esse cuidado em prestar o atendimento para que se possa garantir de forma ampla  às eventuais vítimas o acesso aos seus direitos. Deixar claro para atletas e paratletas que possam ser vítimas de abuso sexual, ou qualquer outro tipo de crime que o Navit é um programa onde serão acolhidos. Todo destaque dessa campanha que estamos fazendo é priorizando a prevenção e fazendo com que o esporte permaneça com essa imagem de um ambiente seguro e que faz parte da educação dos jovens”, explica a promotora.

A prevenção do assédio também envolve educar atletas, treinadores e pessoal sobre o que constitui assédio e como agir se forem testemunhas ou vítimas.

Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 99190-9994


Fonte: estado.sc.gov.br Acessar

IA Editor