Estado avança nos trabalhos para implementação da infraestrutura de dados espaciais

Estado avança nos trabalhos para implementação da infraestrutura de dados espaciais


Grupo de Trabalho de implementação da IDE/SC reúne profissionais de diferentes órgãos e Secretarias de Governo para realizar a entrega da infraestrutura. Foto: Tabita Strassburger / SEPLAN

Diversas reuniões técnicas têm sido realizadas para encaminhar as ações dos grupos de trabalho necessárias à implementação da Infraestrutura de Dados Espaciais de Santa Catarina (IDE/SC). Na última quinta-feira, dia 10 de abril, foi realizado um encontro na Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), reunindo representantes de diversas pastas do governo e instituições catarinenses e consolidando um esforço conjunto para aprimorar a gestão e o compartilhamento de informações geoespaciais no Estado.

A IDE/SC visa centralizar e facilitar o acesso a dados espaciais de todo o estado, promovendo transparência, eficiência e integração entre os órgãos governamentais e a sociedade.

Também estão acontecendo atividades online, a partir da criação de sete grupos técnicos, para definir os próximos passos das equipes na construção da iniciativa. Entre as principais pautas abordadas está a aprovação do decreto, necessária para o fortalecimento dessa ferramenta estratégica, que beneficiará áreas como planejamento urbano, meio ambiente, segurança pública e infraestrutura.

Os representantes estão trabalhando na criação de uma apresentação unificada sobre a IDE/SC, destinada a fortalecer o alinhamento entre as secretarias e demais órgãos do governo. A proposta busca sensibilizar e engajar os representantes envolvidos para avançar na aprovação do decreto que criará a Infraestrutura de Dados Espaciais. A responsabilidade pela elaboração dessa estratégia foi delegada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

Em agendas anteriores, o Grupo de Trabalho definiu estratégias para a construção do plano de ação para a implantação da IDE/SC e do planejamento anual de atuação para 2025, ambos fundamentais para o desenvolvimento e a operacionalização do projeto. Também foi debatida a organização de Grupos Técnicos (GTs), que terão papel estratégico de subsidiar os trabalhos da Comissão de Informação Geoespacial (CIG), no avanço das demandas relacionadas à implementação da Infraestrutura.

As primeiras reuniões de cada grupo já foram realizadas e tiveram como objetivos o planejamento de propostas de realização do plano de ação; mapeamento das instituições e dos dados geoespaciais no Estado para implementação da IDE/SC; estruturação inicial de normas técnicas de segurança de dados, redes e infraestrutura; discussão sobre o Plano de Projetos de Implantação do Banco, do Geoportal e do cadastro de metadados dos dados geoespacial de Santa Catarina; reflexões para a organização das capacitações continuadas; e elaboração do Plano de Comunicação e Divulgação da IDE/SC.

Além dos encontros específicos dos Grupos Técnicos estão previstas realizações de novas reuniões do Grupo de Trabalho para compartilhar as ações desenvolvidas até o momento e dar continuidade às atividades necessárias. A expectativa é que os esforços conjuntos resultem na consolidação de uma plataforma integrada e eficiente, capaz de otimizar o uso de dados espaciais para o planejamento integrado do território e o desenvolvimento de políticas públicas em Santa Catarina.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar