Educação de SC realiza seminário para elaborar política que intensificará produção de mão de obra em todas as regiões do Estado

Educação de SC realiza seminário para elaborar política que intensificará produção de mão de obra em todas as regiões do Estado


Fotos: Roberto Zacarias / SECOM GOVSC

A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou o primeiro seminário para elaboração da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense nesta terça e quarta-feira, 5 e 6. Na prática, a política vai fomentar a oferta de ensino técnico já no ensino médio para ter mão de obra qualificada, atender o mercado catarinense e desenvolver economicamente todas as regiões do estado.

Neste sentido, a iniciativa articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) e o Programa Catarinense Técnico (CaTec) busca qualificar a educação profissional, uma das grandes prioridades da atual gestão do Governo do Estado.

“O ensino técnico deve ser um dos grandes diferenciais de Santa Catarina. É assim que os nossos estudantes vão sair da escola e chegar ao mercado de trabalho mais prontos, com um diploma na mão e uma experiência a mais. Vamos aprimorar cada vez mais, atentos às características de cada região para desenvolver os nossos alunos e o nosso estado”, ressalta o governador Jorginho Mello.

Para a produção da política, serão realizados seminários presenciais e encontros online com representantes das redes públicas e privadas de ensino profissional, representantes de Fórum, Associações, Federações e Conselhos Regionais de profissões, juntamente com representações das instituições ligadas ao setor produtivo catarinense. A política tem por finalidade estabelecer diretrizes para a oferta do ensino técnico alinhado com as demandas do mundo do trabalho contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.

“Esta política vai ser fundamental para aperfeiçoar essa modalidade tão relevante e tão valorizada pelo nosso governador Jorginho Mello, que é o ensino profissional e tecnológico. São debates que irão pavimentar o caminho dos nossos estudantes para que eles saiam do ensino médio preparados para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Ao longo dos encontros, serão debatidas diversas temáticas da educação profissional e tecnológica e a sua relação com o ensino médio, considerando as formas de oferta, as ações pedagógicas e a formação docente para a construção de um documento que norteará as diretrizes da política estadual da Educação Profissional e Tecnológica. Após a devida consulta publica, o documento em formato de minuta do Projeto de Lei será encaminhada para a Casa Civil do governo do estado para apreciação da ALESC e aprovação em lei.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar