Chapecó recebe etapa macrorregional da 5ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores do Grande Oeste

Chapecó recebe etapa macrorregional da 5ª Conferência Estadual de Saúde dos Trabalhadores do Grande Oeste


Nesta terça e quarta-feira, 13 e 14, é realizada a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Santa Catarina, abrangendo o Grande Oeste, em Chapecó. No encontro, serão definidas as propostas relacionadas ao tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES), conta com a presença de 190 participantes, entre delegados e convidados, de 61 municípios.

“As conferências de saúde são espaços de avaliação da situação de saúde e a formulação de diretrizes para as políticas públicas em todo o país. É um momento onde se reúnem sociedades, sindicatos, gestores, profissionais de saúde, prestadores, usuários, dentro da lógica do SUS, para debater assuntos de extrema importância e relevância para o desenvolvimento e implementação das políticas públicas”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, que representa o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, no evento. 

Os encontros macrorregionais fazem parte das etapas de preparação para o encontro estadual que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, em Florianópolis. As discussões e propostas elaboradas pelos delegados em cada região serão levadas para o nível estadual para avaliação. As escolhidas serão levadas para o encontro nacional, em Brasília.

“O alvo da saúde do trabalhador e da trabalhadora são todas essas pessoas, trabalhador CLT, um servidor público, trabalhador autônomo e até mesmo trabalhador informal. Cabe ao Estado proteger o direito dos trabalhadores, a dignidade e a saúde e também a garantia constitucional a redução dos riscos inerentes ao trabalho. Então, com toda essa discussão serão definidas excelentes propostas para implementar a política nacional de saúde dos trabalhadores da própria saúde e assim proporcionar um atendimento mais adequado e digno aos usuários do SUS”, destaca Fábio Gaudenzi. 

Ao todo, são sete conferências macrorregionais. A etapa do Meio Oeste e Serra, em Concórdia, já foi realizada e ainda faltam outros cinco encontros. Nas reuniões macrorregionais são escolhidos os delegados e as propostas, que vêm das regiões, dos municípios e das conferências livres, baseadas no Tema Central e nos 03 (três) eixos de discussão, com abrangência estadual e/ou nacional. 

Os eixos temáticos são:

I – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
II – As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
III – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.

Datas, locais, documentos e demais informações da 5ª CESTT/SC acesse AQUI!

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc





Fonte: estado.sc.gov.br Acessar