Fotos: Divulgação / Casan
Garrafas plásticas e de vidro, latinhas de refrigerante, roupas e até sachês de maionese e ketchup estão entre os diversos materiais recolhidos no décimo mutirão de limpeza do principal manancial de abastecimento da cidade. A ação é promovida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que desenvolve no município o Trato pelo São José.
Apesar de estar cercado, com várias placas informando que a entrada é proibida e alertando sobre riscos, como as bombas de captação de água, o entorno do Lajeado São José continua sendo local onde pessoas deixam lixo.
O Trato pelo São José é um programa ambiental da Casan que realiza vistorias para garantir a correta conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos. Mais de 12 mil inspeções já foram realizadas. A equipe também trabalha com educação ambiental.
“Em cada um dos mutirões no Lajeado São José a equipe conta com a colaboração de voluntários, em uma ação que busca sensibilizar a comunidade para o cuidado com esse curso d’água estratégico para a qualidade de vida na maior cidade do Oeste”, explica o chefe da agência Casan em Chapecó, Daniel Scharf, gestor do Trato pelo São José.

Fonte: estado.sc.gov.br Acessar