Fotos: Divulgação / Cepon
Unidade do Governo do Estado, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, registrou crescimento expressivo no volume de atendimentos no primeiro semestre de 2025. Foram realizados 2.187 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, alta de 38,87% em relação ao mesmo período de 2024. O número de sessões de radioterapia chegou a 12.961, o que representa um aumento de 7,87%.
O hospital também contabilizou 39.672 consultas especializadas e 10.693 sessões de quimioterapia e 20.895 exames de anatomopatologia, entre janeiro e junho. A satisfação média dos pacientes segue alta, com índice de 97,44%, reforçando o comprometimento da instituição com a qualidade do atendimento e a saúde pública catarinense.
“Os números nos motivam a continuar perseguindo a excelência técnica, a atualização científica e tecnológica contínua e a valorizar ainda mais o foco no atendimento multidisciplinar e humanizado. A alta aprovação dos pacientes do Cepon renova o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com todos aqueles que a nós recorrem e com a qualidade da prestação dos serviços de saúde em Santa Catarina”, afirma Alvin Laemmel, o presidente da Fahece que faz a gestão do Cepon.
Radioterapia ganha reforço tecnológico
Viabilizado pelo Governo do Estado, em maio de 2025, entrou em operação um novo acelerador linear, somando três equipamentos em funcionamento na radioterapia. A modernização tecnológica ampliou o acesso dos pacientes ao tratamento, reduziu o tempo de espera e aumentou a capacidade de atendimento.
“O novo aparelho de radioterapia já está fazendo diferença no fluxo de atendimento, com mais agilidade e precisão no cuidado oncológico. Sabemos da responsabilidade da instituição com a saúde do estado. Por isso, buscamos continuamente otimizar o atendimento com práticas clínicas atualizadas e infraestrutura de excelência”, afirma o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet.
Outra medida de destaque foi a reestruturação da gestão de cirurgias. Com análise criteriosa de prontuários, identificação de casos com alta programada e ações para evitar cancelamentos, o hospital conseguiu melhorar o aproveitamento da capacidade instalada e aumentar a resolutividade do centro cirúrgico.
Reconhecimento nacional
O esforço por qualidade e segurança foi reconhecido com a recertificação da instituição pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “A recertificação pela ONA nos coloca sob a chancela de uma entidade que atesta a segurança e a eficiência dos nossos processos”, reforça Marcelo Zanchet.

Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Cepon recebeu o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions. O certificado de excelência é reflexo do compromisso da instituição com a qualidade assistencial prestada em medicina intensiva.
“Esse reconhecimento é fruto do nosso compromisso com a melhoria contínua da assistência ao paciente crítico. Monitoramos indicadores como eventos adversos, evolução clínica, tempo de permanência e condições pós-altas, o que nos permite tomar decisões mais seguras, eficazes e centradas no paciente,” destaca Gustavo Krammer, médico coordenador da UTI do Cepon.
Com foco em inovação, planejamento e compromisso com o paciente, o Cepom consolida-se como referência em oncologia no estado e segue avançando para oferecer atendimento cada vez mais resolutivo e humanizado.
Texto: Michelle Valle / Comunicação Cepon
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar