CASAN visita ranchos de pescadores para pesquisa sobre Sistema de Saneamento no Sul da Ilha

CASAN visita ranchos de pescadores para pesquisa sobre Sistema de Saneamento no Sul da Ilha


A equipe conversou com moradores em ranchos de pescadores. Foto: Acervo CASAN

Em mais uma fase da pesquisa referente à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Sul da Ilha, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou nesta terça-feira (05) visitas a ranchos de pescadores em Florianópolis. Uma equipe da empresa Garden, contratada pela Companhia, esteve em ranchos no Centro e na Costeira do Pirajubaé. A ideia com as visitas é conseguir entrevistar pelo menos 400 moradores até o fim de agosto.

“Essa é mais uma maneira de a CASAN estar próxima da população que será beneficiada com a implantação do tratamento de esgoto no Sul da Ilha, coletando informações e opiniões in loco. As equipes que farão as visitas são compostas de geógrafos, antropólogos, assistentes sociais e biólogos, com um olhar mais amplo em relação às necessidades comunitárias, sobretudo de grupos tradicionais como os pescadores”, explica a assistente social da Gerência de Meio Ambiente, Julie Cristine Volkmer.

O grupo se reuniu no Largo da Alfândega e se dirigiu aos ranchos. Foto: Acervo CASAN

A pesquisa indica 10 alternativas para o retorno do efluente tratado à natureza, uma das principais questões que gera entrave para conclusão da obra e operação da ETE Rio Tavares. Entre as possibilidades estão a Baía Sul, o Rio Tavares, canais de drenagem do Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé, além de disposição no solo e reuso. O levantamento de dados também servirá para auxiliar na caracterização das áreas influenciadas pelo empreendimento quanto às condições sociais, principais atividades econômicas, serviços de infraestrutura, equipamentos urbanos, sistema viário e de transportes.

Para além do Centro e da Costeira do Pirajubaé, nas próximas semanas as visitas também se estenderão aos moradores dos bairros José Mendes, Valerim, Sertão da Costeira e Saco dos Limões. Moradores de toda Florianópolis também podem participar até o dia 30 de agosto, clicando no link ou escaneando o QR Code no fim da página.

Fotos: Acervo CASAN



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar