Fotos: Acevo CASAN
Integrada ao Movimento ODS Santa Catarina desde 2021, a CASAN recebeu um novo selo que reforça seu compromisso com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS tratam de metas para alcance de um mundo mais sustentável.
A colaboração com o “Objetivo 6”, que diz respeito à água potável e saneamento básico, está entre os principais para reconhecimento da Companhia com o Selo 2025. Entre as iniciativas que contemplam esse objetivo está o aumento da segurança hídrica, com instalação no ano passado de 45 novos reservatórios mais seguros e modernos.
Outro avanço está na expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Em 2024, oito sistemas de esgotamento sanitário entraram em operação, beneficiando as cidades de Balneário Barra do Sul, Florianópolis (Bairro Ingleses), Curitibanos, Mafra, Ipira/Piratuba, Xanxerê, Chapecó e Piçarras (ampliação). A rede de esgoto passou de 1.978 km em 2023 para 2.224 km em 2024. Além disso, na região Oeste a CASAN desenvolve o Programa Esgotamento Sobre Rodas, uma estratégia para ampliar a coleta e tratamento de esgoto em pequena cidades do Estado.

O desenvolvimento do Projeto Mata Ciliar, para proteção e recuperação de áreas de preservação permanente na Região Oeste, e o trabalho de educação ambiental desenvolvido por seus profissionais, são outras ações da Companhia que colaboram com o Movimento ODS. Outra ação relacionada às metas de sustentabilidade é o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) da Lagoa da Conceição, voltado à conservação da vegetação de restinga e segurança da população que vive no entorno da Lagoa de Evapoinfiltração do Sistema de Esgoto.

A Companhia também trabalha com foco na promoção de “saúde e bem-estar” (Objetivo 3), “educação de qualidade” (Objetivo 4), “redução das desigualdades” (Objetivo 10) e “parcerias e meios de implementação” (Objetivo 17).
Source link