Santa Catarina se destaca como referência nacional em doação e transplante de órgãos, impulsionada por políticas públicas eficazes e pela qualificação de seus profissionais.
Para manter esse status,o Governo do Estado realiza entre os dias 3 e 5 abril, o XXXI Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes de Santa Catarina, em Florianópolis.
A capacitação prepara os profissionais para a atuação como coordenadores hospitalares, com uma formação abrangente sobre o processo de doação e transplante.
O encontro reúne cerca de 200 profissionais de 70 hospitais de diferentes regiões e estados.
O Coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade, ressalta que a capacitação é fundamental para garantir a correta atuação na área e manter o estado como referência em doação e transplantes de órgãos.
No processo de transplante, a família do doador é peça fundamental, porque tem a responsabilidade de autorizar a doação.
Por isso, a abordagem adequada no momento da entrevista é essencial e a abordagem dos familiares é um dos principais temas abordados no evento.
Repórter: Marcos Lampert
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar