Artesão Jair Renato Farias foi um dos vencedores do 9º Salão de Arte Popular Religiosa. Governo do Estado apoia artesãos em feiras e eventos nacionais – Foto: Arquivo pessoal
O artesão catarinense Jair Renato Farias, de Florianópolis, foi um dos vencedores do 9º Salão de Arte Popular Religiosa, com a obra São Francisco de Assis e os Seres da Criação, produzida inteiramente com fibras naturais — principalmente a palha da bananeira. A peça foi consagrada na categoria Outras Tipologias e estará em exposição na 25ª Fenearte, em Olinda (PE), entre 9 e 20 de julho.
Jair é um artista autodidata que se dedica há 36 anos à produção artesanal com elementos naturais. Ele transforma folhas de palmeira, cascas de alho e cebola, fibras de figueira, e, principalmente, a palha da bananeira, em obras que retratam a religiosidade popular, a cultura e a memória afetiva brasileira — com destaque para personagens como as benzedeiras, rendeiras e o boi de mamão.
“Teve um momento da minha vida em que decidi largar tudo e viver exclusivamente da arte. Sempre tive paixão, desde criança, mas não era algo valorizado como uma profissão. Quando fiz minha primeira peça com palha de bananeira, as pessoas disseram que ficou ‘bonitinha’. E foi nesse ‘bonitinha’ que eu continuei, fui evoluindo, estudando, aprimorando, até chegar ao trabalho que é hoje: reconhecido e premiado”, conta Jair.
Com a conquista, o artesão receberá o prêmio de R$ 12.286 (valor bruto). Contudo, mais do que a premiação financeira, ele destaca o orgulho de ver seu trabalho valorizado nacionalmente: “É muito gratificante. Estar no Nordeste, onde o celeiro de artistas é imenso, e receber um prêmio de um júri especializado é um reconhecimento que me faz sentir vivo e com ainda mais vontade de continuar criando.”
Exposição e reconhecimento
Além de Jair, o 9º Salão premiou Amanda Pires Rodrigues Pereira, na categoria Cerâmica, com a peça “Valha-me Minha Nossa Senhora”. Josimar Santana da Silva também foi reconhecido, na categoria Madeira, com a obra “São Francisco no Balanço”. Ao todo, a curadoria selecionou 66 obras que estarão, portanto, expostas na Fenearte.
A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina e chega à sua 25ª edição como um espaço de valorização da cultura popular brasileira. Para Jair, a participação na Fenearte é também um momento de conexão com outros artistas e sobretudo de afirmação do artesanato catarinense. “Levar um pouco da nossa história e da nossa natureza para outros estados, com um trabalho sustentável e cheio de memória, é uma alegria imensa”, afirma.
Santa Catarina na maior feira de artesanato da América Latina
Santa Catarina participará da 25ª edição da Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato. O evento acontece de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O estande catarinense contará com 13 artesãos. A Coordenação Estadual do Artesanato, vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), realiza a escolha conforme edital de seleção.
Reconhecida como a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte reúne mais de 5 mil expositores do Brasil bem como de outros países. Nesse sentido, o espaço terá 29 mil m² dedicados à cultura popular. Além da comercialização, o evento oferece, por exemplo, oficinas, shows, gastronomia e desfiles de moda, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização dos saberes tradicionais.
A participação de Santa Catarina reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do setor artesanal, gerando renda, reconhecimento bem como novas oportunidades para os profissionais da economia criativa.


Fonte: estado.sc.gov.br Acessar