Foto: Divulgação Ascom/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, na próxima terça-feira, 5, a I Jornada de Aleitamento Materno de Santa Catarina. O evento ocorre no auditório do Ministério Público, em Florianópolis, com o objetivo de promover a amamentação por meio de redes de apoio sustentáveis.
A programação reúne palestras, painéis e debates sobre políticas públicas, experiências bem-sucedidas, impacto das salas de apoio no Sistema Único de Saúde (SUS) e alimentação saudável na infância. O encontro é aberto a profissionais da saúde, gestores e à comunidade, com inscrições disponíveis no formulário disponível neste link.
Organizada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), a jornada pretende estimular a reflexão, troca de experiências e fortalecer as ações de incentivo à amamentação na Rede de Atenção à Saúde.
“O Agosto Dourado é um mês dedicado à promoção e à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, um gesto natural e essencial para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Também celebramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno, uma mobilização global que reforça a importância do apoio à amamentação em todos os níveis da sociedade. É nesse contexto que estamos provendo o evento”, destacou a responsável técnica de alimentação e nutrição na DAPS, Clarissa Selau.
Apoio materno-infantil em Santa Catarina
Santa Catarina conta com uma rede de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta distribuídos por todo o estado. A Secretaria da Saúde também mantém 18 unidades certificadas como Hospital Amigo da Criança (IHAC) em 17 regiões de saúde, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações têm como objetivo garantir a continuidade e a qualidade na assistência às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos em todo o território catarinense.
Serviço
O quê: I Jornada de Aleitamento Materno
Data: 05 de agosto de 2025
Horário: das 13h às 19h
Local: Auditório do Ministério Público de Santa Catarina / Rua Bocaiúva, nº 1792 – Centro, Florianópolis/SC
Inscrições: Formulário de inscrição
Programação:
12:45 – Recepção e cadastramento dos participantes
13:15 – Abertura e solenidades
13:45 – Palestra: Políticas públicas que favorecem a Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno: cenário atual e desafios.
Palestrante: Prof. Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos – Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Atua na área de Aleitamento Materno desde 1976.
14:20 – Painel: Experiências exitosas de redes de apoio e de promoção à amamentação no Estado.
Profissionais vinculadas a serviços de apoio e suporte à amamentação em Santa Catarina, como Banco de Leite Humano, Postos de Coleta de LH e salas de apoio trarão suas experiências para subsidiar o planejamento de novas ações no Estado.
16:00 COFFEE BREAK
16:30 – Palestra: Aspectos nutricionais do leite materno e sua importância para a saúde materno-infantil.
Palestrante: Nut. Géssica Rodrigues – Doutoranda em Nutrição (PPGN/UFSC), Mestre em Alimentação e Nutrição (UFPR), com experiência em Nutrição Materno-Infantil.
17:00 – Palestra: Acolher, Cuidar, Sustentar: O Impacto da Sala de Apoio à Amamentação no SUS de Florianópolis.
Palestrante: Enf. Raquel Lehmkuhl Steinbach – Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis
17:30 – Palestra: Promoção da alimentação adequada e saudável para a primeira infância na Atenção Primária à Saúde.
Palestrante: Nut. Lúcia Gratão – Assessora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde
18:00 – Conversas que Sustentam: Caminhos para o cuidado com quem amamenta – Debate aberto com as palestrantes.
18:40 – Encerramento
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar