Sistema prisional de Santa Catarina inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda

Sistema prisional de Santa Catarina inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda


Foto: Divulgação / Sejuri

A partir de segunda-feira, 13, as 54 unidades penais de Santa Catarina darão início à campanha anual de vacinação contra a gripe (influenza), com o objetivo de imunizar toda a população privada de liberdade do estado. A ação inclui ainda a aplicação de vacinas contra a Covid-19 e outras previstas no calendário de vacinação do adulto, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

A previsão é vacinar os 28.486 reeducandos custodiados no sistema prisional catarinense, conforme dados do sistema i-PEN, atualizados nesta sexta-feira, 9. A ação é feita todos os anos nas unidades prisionais e conta com o apoio das secretarias municipais de saúde, que atuam em parceria com a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri).

Na próxima segunda e terça-feira, 13 e 14, a vacinação contra a influenza será realizada na Penitenciária de Florianópolis e no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital. A mobilização alcançará também o Presídio Feminino da Capital, totalizando 2.015 reeducandos vacinados nessas três unidades.

O Presídio Masculino de Florianópolis já concluiu a imunização de todos os 275 internos nesta semana. Somadas, as quatro unidades prisionais da capital — Penitenciária, HCTP, Presídio Feminino e Presídio Masculino — reúnem 2.291 pessoas privadas de liberdade.

A Sejuri reforça que a campanha de vacinação é fundamental para a prevenção de surtos e para a promoção da saúde dentro das unidades penais. O cronograma segue ao longo das próximas semanas até alcançar todas as unidades do estado.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar