Corpo de Bombeiros Militar de SC recorda missão histórica no Rio Grande do Sul, um ano após maior tragédia climática do estado vizinho

Corpo de Bombeiros Militar de SC recorda missão histórica no Rio Grande do Sul, um ano após maior tragédia climática do estado vizinho


Fotos: Divulgação / CBMSC

Há uma ano, em 1º de maio de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deslocava a sua primeira equipe para apoiar o Rio Grande do Sul na maior tragédia climática do estado gaúcho. Ao longo de 75 dias, os bombeiros catarinenses estiveram por lá, realizando resgates, e acolhendo famílias. 

“Conseguimos, de forma ágil e seguindo as determinações do governador Jorginho Mello, chegar ao estado vizinho e realizar o apoio necessário, salvando milhares de vidas. Esse é o nosso compromisso com a vida e a segurança dos cidadãos”, afirmou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza. 

O CBMSC foi a primeira força estadual a chegar ao estado vizinho, mobilizando uma grande Força-Tarefa composta por 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Ao longo da operação as equipes realizaram o resgate de 3.051 pessoas e 560 animais, além de localizar 21 vítimas em óbito. 

As ações do CBMSC foram divididas em etapas, priorizando inicialmente o resgate de pessoas e animais vivos, utilizando embarcações, viaturas e drones nas áreas alagadas e regiões atingidas por deslizamentos. Na fase seguinte, os binômios — duplas formadas por bombeiro militar e cão de busca — desempenharam papel essencial na localização de vítimas em áreas afetadas por enxurradas e deslizamentos. Além dos resgates, o CBMSC, em parceria com o Samu Aeromédico e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), realizou o transporte de bolsas de sangue, medula óssea e pacientes, contribuindo significativamente para o apoio às vítimas da tragédia. 

A operação no Rio Grande do Sul reforçou a importância das Forças-Tarefas do CBMSC, compostas por bombeiros militares especializados em atividades relacionadas a desastres naturais. Essas equipes estão distribuídas em todos os batalhões do estado e podem ser acionadas a qualquer momento, garantindo uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. 

“Recordamos essa operação que deixou lembranças profundas em todos que atuaram incansavelmente para salvar vidas e trazer conforto àqueles que perderam seus entes queridos. Reafirmamos seu compromisso com a proteção da vida e a segurança da população, destacando a importância da cooperação entre estados e instituições em momentos de crise”, afirma o comandante-geral.

Créditos:
Texto: Karla Lobato – CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar