Exibição de documentário sobre Aldo Baldin no CIC marca encerramento das comemorações dos 150 anos da imigração italiana

Exibição de documentário sobre Aldo Baldin no CIC marca encerramento das comemorações dos 150 anos da imigração italiana


Ao longo de julho e agosto, a Biblioteca Pública de Santa Catarina vem promovendo uma série de eventos relacionados aos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. Para encerrar a programação, nos dias 11 e 12 de agosto, às 19h, será exibido no Cinema Gilberto Gerlach, do Centro Integrado de Cultura (CIC), o documentário Aldo Baldin – uma vida pela música, do diretor Yves Goulart. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis no site Sympla

Além das sessões abertas ao público, haverá exibições voltadas ao público escolar, a partir dos 10 anos, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, às 9h e às 14h. Para agendar grupos escolares, basta enviar e-mail para [email protected], informando o nome da escola, nome do professor e número de alunos. Em todas as exibições no Cinema do CIC, o diretor Yves Goulart estará presente para interagir com o público.

Sobre o filme

O documentário Aldo Baldin – uma vida pela música (colorido – HD/2024 – 103min) mostra a vida e a carreira do tenor Aldo Baldin (1945-1994), figura marcante da arte lírica brasileira, com enorme reconhecimento pelo mundo. Uma criança prodígio na música, nascida no interior de Santa Catarina, em Urussanga, tornou-se um grande cantor e professor.

O documentário é dirigido por Yves Goulart, ator, produtor e cineasta brasileiro. O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) 2024 e foi premiado no Festival de Cinema de Goiás, o Go Film Festival. Recentemente, a produção recebeu mais dois prêmios: “Melhor Documentário” e “Melhor Diretor”, no Festival de Cinema de Roma, na Itália.

Programação de 150 anos da Grande Imigração

Além da exibição do filme, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) sedia a exposição Do Outro Lado do Oceano: os 150 Anos da Grande Imigração Italiana para Santa Catarina até 15 de agosto de 2025. A programação inclui:

  • 30 de julho: Roda de Conversa sobre “A imigração Italiana em Santa Catarina” com os professores Dra. Nelma Baldin e Dr. Norberto Dallabrida.
  • 07 de agosto: Lançamento do livro infantil trilíngue “A menina que abriu a janela” de Fernanda Resende, com ilustrações de Adão de Lima Jr.
  • 11 a 13 de agosto: Exibições do documentário “Aldo Baldin” no Cinema do CIC:
    2ª feira – 11 de agosto: Exibição do Filme Aldo Baldin – Cinema do CICManhã – 8h para grupos Escolares agendamento – distribuição de senhas
    Tarde – 14h para grupos Escolares agendamento – distribuição de senhas
    Noite – 19h 19h para comunidade – ingressos na plataforma do Sympla 3ª feira – 12 de agosto: Exibição do Filme Aldo Baldin – Cinema do CICManhã – 8h para grupos Escolares agendamento – distribuição de senhas
    Tarde – 14h para grupos Escolares agendamento – distribuição de senhas
    Noite – 19h para comunidade – ingressos na plataforma do Sympla4ª feira – 13 de agosto: Exibição do Filme Aldo Baldin – Cinema do CICManhã – 8h para grupos Escolares
    Tarde – 14h para grupos Escolares
    Noite – 18h – Coquetel, Cerimônia e exibição do filme para convidados e autoridade, no Cinema do CIC, Participação dos membros da comissão dos 150 Anos, prefeitos e secretários dos municípios com colonização italiana.
  • 14 de agosto: Lançamento do livro “Gota e Pingo: Aventuras em Santa Catarina” de Renata Dal-Bó & Susana Jorge, com ilustrações de Felipe Bruno Madeira.

Todas as atividades acontecem na Biblioteca Pública de Santa Catarina, exceto as exibições do filme Aldo Baldin no Cinema do CIC.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar