II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa começa nesta terça, em Chapecó

II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa começa nesta terça, em Chapecó


De 5 a 7 de agosto Chapecó sedia o II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa, promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina e com a Prefeitura de Chapecó. O evento acontece no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e promete reunir mais de 500 pessoas, entre produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio.

A abertura oficial será conduzida pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite, que vai destacar como os princípios da agricultura regenerativa têm contribuído para a sucessão familiar no campo, garantindo que as propriedades rurais permaneçam produtivas e sustentáveis entre gerações. Após sua fala haverá relato de jovens contando suas experiências de protagonismo na agricultura regenerativa.

O que é agricultura regenerativa

A agricultura regenerativa é uma abordagem inovadora que busca melhorar os ecossistemas agrícolas por meio da aplicação de boas práticas agropecuárias para um melhor equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente. 

Os participantes do encontro poderão vivenciar modelos reais de agricultura regenerativa em um dia de campo no município de Faxinal dos Guedes (Fotos: Divulgação/Epagri)

Uma das principais características é o foco na saúde do solo: a agricultura regenerativa busca promover a fertilidade com a adoção de práticas como cobertura do solo, rotação de culturas, plantio direto e compostagem. Esse modo de produção oferece mais resistência e proteção contra pragas, doenças e condições climáticas adversas, sem, no entanto, causar danos à biodiversidade.

A proposta também busca tornar a pecuária mais sustentável, estimulando práticas como o pastejo rotacionado, em que os animais são movidos de uma área para outra, permitindo a recuperação do solo e evitando a superexploração de determinadas áreas.        

Programação do evento

Durante três dias, o encontro em Chapecó vai abordar pautas estruturantes para a transição agroecológica sustentável. Dentre eles estão a sucessão na sustentabilidade, a agricultura regenerativa aplicada, a transição agroecológica na pecuária, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), e o potencial e desafios do carbono na agricultura.

A exemplo da primeira edição, em 2023, o evento promete reunir produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio

Além de palestras, o encontro terá um dia de campo na Fazenda Banhado Verde, em Faxinal dos Guedes (SC).  Este evento será dia no dia 7 de agosto, na propriedade da família Aléssio. Lá, os participantes poderão vivenciar modelos reais de agricultura regenerativa e observar práticas em pleno funcionamento.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site oficial do evento: www.oagroregenera.com.br.

Serviço

  • O quê: II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa
  • Quando: 5 a 7 de agosto
  • Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, Chapecó, SC
  • Inscrições e programação: www.oagroregenera.com.br

Informações e entrevistas
Mario Jovino Alessio, extensionista rural da Epagri e presidente da comissão organizadora: (49) 2049-7769

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar