Universitários paulistas conhecem os pilares do protagonismo social e econômico de Santa Catarina

Universitários paulistas conhecem os pilares do protagonismo social e econômico de Santa Catarina


Secretário Cleverson Siewert (Fazenda) demonstrou como o modelo de gestão do governador Jorginho Mello impulsiona a qualidade de vida e os negócios em SC. Fotos: Leo Munhoz/Secom

Com apenas 1% do território nacional, Santa Catarina é um dos estados mais competitivos do país e lidera diversos indicadores socioeconômicos que atestam a força do setor produtivo e a qualidade de vida dos catarinenses: 1º em expectativa de vida, 1º em capital humano, 1º em segurança pública e menor taxa de desemprego nacional.

Esses e outros dados que refletem o protagonismo do modelo catarinense de desenvolvimento foram apresentados a estudantes dos cursos de graduação em Direito e Economia da Faculdade Belavista de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 28, em Florianópolis. O encontro foi realizado no Centro Administrativo e integrou a programação de visita dos alunos a Santa Catarina.

O grupo foi recebido pelo secretário Cleverson Siewert (Fazenda), que demonstrou como a gestão do governador Jorginho Mello contribui para Santa Catarina ser exemplo de equilíbrio entre crescimento econômico, bem-estar social e gestão pública responsável.

“Santa Catarina é referência em qualidade de vida, geração de emprego e renda. Temos uma economia diversificada, com forte presença da indústria, do agronegócio, do comércio exterior e da inovação. E isso é reflexo de um modelo de gestão que busca o equilíbrio fiscal, a eficiência no gasto público e o incentivo ao setor produtivo”, destacou.

Enquanto o PIB catarinense cresceu 48,9% nos últimos 10 anos, demonstrou o secretário, a média de crescimento brasileira foi de 23,9%.

Incentivo ao setor produtivo

Outro destaque da conversa com os estudantes foi o papel dos incentivos fiscais no fortalecimento da competitividade catarinense. Siewert explicou como esses mecanismos, aliados a um ambiente de segurança jurídica e responsabilidade fiscal, atraem investimentos e impulsionam setores estratégicos.

“Os incentivos são ferramentas fundamentais para atrair investimentos, aumentar a competitividade das empresas e fomentar cadeias produtivas essenciais para o Estado”, explicou.

Investimentos históricos

O secretário destacou resultados do modelo de gestão do governador Jorginho Mello, que tem reequilibrado as contas públicas com medidas de redução de despesas e incremento de receitas, garantindo mais capacidade de investimento sem aumentar impostos.

Em 2024, os investimentos públicos somaram R$ 4,4 bilhões — R$ 1,5 bilhão a mais do que no ano anterior. O resultado é ainda mais expressivo quando comparado com os dois primeiros anos de cada governo na história do Estado: a gestão Jorginho Mello investiu, em valores atualizados, o dobro da média dos demais governadores.

O Estrada Boa, o Universidade Gratuita e o Casa Catarina foram lembrados como exemplos de programas estruturantes que promovem o desenvolvimento econômico, a inclusão social e beneficiam diretamente milhares de catarinenses.

Novas matrizes econômicas

Mais do que lições da administração pública a serem exploradas nos campos do Direito e da Economia, o secretário também compartilhou reflexões sobre a importância de transformar desafios em oportunidades, especialmente em momentos de crise econômica. “Santa Catarina continua forte porque aprendeu a transformar desafios em oportunidades e a se reinventar mesmo em tempos difíceis. Essa é a perspectiva que buscamos estimular, inclusive pensando em novas matrizes econômicas para o futuro do Estado”, concluiu.

Além de garantir solidez fiscal e ampliar investimentos, Cleverson Siewert apontou que o governo olha para o futuro, identificando novas possibilidades de impulsionar o desenvolvimento sustentável do Estado. Atração de tecnologia, incentivo à inovação, à economia criativa e forte investimento em infraestrutura em seu conceito mais amplo — contemplando energia, água, saneamento, conectividade e internet, considerada a estrada do conhecimento — fazem parte dessa agenda.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2504
[email protected]



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar