Santa Catarina tem 21 cidades habilitadas aos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena

Santa Catarina tem 21 cidades habilitadas aos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena


Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS

Das 48 cidades de Santa Catarina aptas a receber recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, 21 realizaram a habilitação junto à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. Essas cidades agora vão dividir o valor de R$ 3 milhões disponibilizado pelo edital. O programa tem como objetivo fortalecer a segurança alimentar e nutricional das comunidades indígenas e dos próprios indígenas que vivem em centros urbanos e ainda incentivar a agricultura familiar.

A coordenadora de segurança alimentar e nutricional de Santa Catarina, Juliana Rocha Pires, explica que além das que possuem aldeias, cidades que segundo os dados do IBGE e do CadÚnico possuem indígenas em seu território também poderiam se habilitar.

“Sabemos que muitas destas cidades têm uma grande população indígena, então estamos felizes por poder atender mais de 17 mil indígenas levando segurança alimentar e uma alimentação saudável.  Com a adesão dos municípios, agora vamos encaminhar processo ao Ministério e tão logo seja aprovado faremos uma reunião com os contemplados”, explica.  

A habilitação dos municípios foi uma etapa obrigatória para o acesso aos recursos. Com o valor de R$ 3 milhões, as 20 cidades selecionadas poderão adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares e pelas próprias comunidades indígenas, promovendo geração de renda local, valorização cultural e melhoria na qualidade de vida das populações beneficiadas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e integra a política pública de apoio segurança alimentar e nutricional indígena em Santa Catarina.

Nesta primeira etapa, 722 agricultores solicitaram a habilitação para vender para o PAA Indígena. A segunda etapa iniciou no dia 18 de julho e agora mais agricultores podem se cadastrar para vender itens como legumes, verduras, pães, farinha, peixes, entre outros produtos.

Confira a lista de cidades habilitadas:

1.         Abelardo Luz

2.         Araquari

3.         Balneário Barra do Sul

4.         Biguaçu

5.         Canelinha

6.         Canoinhas

7.         Chapecó

8.         Entre Rios

9.         Florianópolis

10.       Fraiburgo

11.       Imarui

12.       Ipuaçu

13.       Itajai

14.       Joinville

15.       José Boiteux

16.       Palhoça

17.       Porto União

18.       São Francisco do Sul

19.       Seara

20.       Vitor Meireles

21.       Xanxerê

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
(48) 3664-0908 e-mail: [email protected]



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar