Equipe do Trato pelo São José durante mutirão de limpeza. Foto: Acervo CASAN
O Programa Ambiental Trato pelo São José, da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), completou três anos de trabalho com resultados expressivos em Chapecó. Desde o início das atividades, as equipes já fizeram mais de 15 mil vistorias técnicas em imóveis da cidade, levando orientação gratuita à população para garantir o correto uso da rede pública de esgoto. Ao longo desse período, as ações do programa impediram que mais de 354 milhões de litros de esgoto fossem descartados irregularmente sem tratamento na natureza.
Os bairros atendidos atualmente são: Engenho Braun, Jardins, Alvorada, Bela Vista, Cristo Rei, Jardim América, São Cristóvão, Parque das Palmeiras, Santa Maria e Esplanada. O trabalho inclui a verificação das conexões internas dos imóveis à rede coletora de esgoto, além de ações educativas que fortalecem a conscientização ambiental.
Também foram executadas mais de 60 ações ambientais, como palestras, exposições, visitas escolares e atividades comunitárias, contribuindo para a sensibilização sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e a preservação dos recursos hídricos.
Ação de vistoria do Trato pelo São José. Foto: Acervo CASAN
Segundo a engenheira Ambiental e Sanitarista, Josieli Mendes, responsável pelo programa, o resultado do trabalho é significativo, pois em três anos, mais de 354 milhões de litros de esgoto passaram a ser tratados adequadamente após as adequações promovidas pelo Trato pelo São José. Isso é equivalente a 23 mil caminhões limpa fossa (de 15 mil litros cada) que deixaram de contaminar o meio ambiente. “Com o Trato pelo São José abrimos um canal de diálogo e de apoio técnico para que a população nos auxilie na missão de coletar e tratar o esgoto sanitário. Nosso agradecimento às famílias que recebem nossas equipes e que fazem os ajustes necessários, como prevê o padrão sanitário – e como nosso planeta necessita”, destaca.
O programa segue ativo, reforçando o compromisso da CASAN com o saneamento ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população chapecoense.
Trato pelo São José em números:
– Bairros que estão recebendo visitas: 10 (Engenho Braun, Jardins, Alvorada, Bela Vista, Cristo Rei, Jardim América, São Cristóvão, Parque das Palmeiras, Santa Maria e Esplanada)
– Inspeções realizadas desde início do programa: 15.920
– Imóveis vistoriados: 8.189
– Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1.333
– Imóveis regularizados após orientação do programa: 3.729
– Imóveis ainda irregulares: 3.127
Esgotômetro: 354.182.160 litros de esgoto não-tratado que foram impedidos de retornar à natureza, o que corresponde a 23.612 caminhões limpa fossa de 15000 litros.

Foto: Acervo CASAN
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar