O ano de 2025 marca um novo capítulo de excelência operacional para a SCPAR Porto de Imbituba. A autoridade portuária tem acumulado resultados expressivos que reforçam seu papel estratégico no cenário logístico nacional e internacional. Até junho, o porto registrou 162 atracações, com mais de 3,6 milhões de toneladas de cargas movimentadas, consolidando-se como um dos principais vetores de desenvolvimento da economia catarinense.
O desempenho positivo se deve, em grande parte, ao crescimento equilibrado em todos os modais de transporte marítimo: exportação, importação, cabotagem e transbordo. A importação lidera com 1,68 milhões de toneladas movimentadas no acumulado de 2025, seguida pela exportação com 1,45 milhão de toneladas. A cabotagem teve desempenho relevante, com 350,3 mil toneladas embarcadas e 93,7 mil desembarcadas, enquanto o transbordo segue em ascensão, com movimentação próxima de 41,3 mil toneladas.
A participação do contêiner e dos granéis sólidos mostra a robustez e a diversificação da pauta operacional do porto. As cargas mais relevantes em volume e crescimento foram o coque de petróleo, a hulha betuminosa, o sal, o farelo de milho e os contêineres, que juntos respondem por mais de 70% do total movimentado. O destaque fica por conta dos contêineres, que registraram um crescimento próximo de 5% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho reforça a consolidação do Porto de Imbituba como uma alternativa estratégica para o transporte de cargas com maior valor agregado. Um dado relevante é que, atualmente, cerca de 180 contêineres transitam diariamente pelo porto via modal ferroviário, utilizando uma malha com mais de 164 km de extensão, que atravessa 14 municípios.
Na comparação com o histórico ano de 2024, que fechou com 8,31 milhões de toneladas e 329 atracações, os números de 2025 indicam que os resultados expressivos continuam e que a boa performance é um marco da autoridade portuária de Imbituba. Os meses de março e junho se destacaram como os mais movimentados do ano até o momento, com respectivamente mais de 705 mil toneladas e mais de 644 mil toneladas por mês. Além disso, 31 e 25 embarcações, correspondentemente, foram atendidas em cada um desses períodos.
Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os resultados refletem “a consolidação de uma gestão técnica, aliada a investimentos estratégicos que reposicionam Imbituba como um polo logístico moderno e competitivo, com capacidade de atrair novos fluxos comerciais”.
“O desempenho do primeiro semestre reafirma nosso compromisso com a eficiência, sustentabilidade e integração logística. Os investimentos em infraestrutura e sistemas de gestão operacional, previstos ainda para este ano, devem acelerar a movimentação e ampliar a atratividade do porto para novos mercados”, destaca o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes.
Entre os planos para o segundo semestre de 2025, estão previstos novos projetos de recuperação e ampliação do molhe de abrigo e construção do Dolfim do Cais 2 e investimentos em tecnologia de rastreamento e digitalização dos processos. A expectativa da autoridade portuária é encerrar o ano com mais de 7 milhões de toneladas movimentadas.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 800 milhões de dólares, neste primeiro semestre de 2025.
Além dos números operacionais, o impacto positivo do porto na economia local também merece destaque. Com o aumento da atividade, a geração de empregos diretos e indiretos tem impulsionado o setor de serviços e logística na cidade de Imbituba. Projetos de integração porto-cidade também estão em curso, fortalecendo a relação institucional com a comunidade e contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável.
O Porto de Imbituba vem se consolidando como uma alternativa ágil, eficiente e menos congestionada, atraindo operadores que buscam maior previsibilidade e redução de custos logísticos.
O segundo semestre de 2025 promete ainda mais avanços, com novas linhas de navegação previstas, navios maiores, expansão e fortalecimento das operações. A SCPAR Porto de Imbituba segue, assim, sua trajetória de crescimento sustentável e modernização, com foco em resultados e no desenvolvimento integrado da região Sul do Brasil.
Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba
(48) 98482-4737
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar