Inscrições do Universidade Gratuita serão checadas em menos de 24 horas por ferramenta da CGE

Inscrições do Universidade Gratuita serão checadas em menos de 24 horas por ferramenta da CGE


Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina entregou à Secretaria de Estado da Educação uma nova ferramenta que permite identificar possíveis inconsistências em menos de 24 horas nos dados de estudantes inscritos nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. A mesma utilidade também foi compartilhada com a Polícia Civil para apoiar eventuais investigações.

A tecnologia foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE e será aplicada na etapa 2025.2 dos programas educacionais. Diante das alterações nos prazos estabelecidos nos editais para o segundo semestre, as análises passarão a ser feitas durante o período de inscrições. Isso significa que a checagem dos dados ocorrerá no dia seguinte à inscrição, garantindo mais agilidade, transparência e segurança ao processo.Com a automação, o processo agora se torna praticamente em tempo real.

“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia desenvolvida pela nossa equipe permite que as informações sejam analisadas com agilidade, buscando prevenir concessões indevidas e fortalecendo a integridade do programa”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

A ferramenta utiliza bases de dados públicas e critérios técnicos para apontar, de forma automatizada, indícios que podem ser confirmados ou descartados pelas equipes da Secretaria da Educação em suas análises próprias. O objetivo é assegurar que os estudantes que realmente atendem aos critérios estabelecidos recebam os benefícios corretamente.

“O maior objetivo dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc é dar oportunidade de cursar uma graduação para quem mais precisa. Esta sempre foi a premissa desta que é a maior política estadual de formação superior do Brasil. Nós estamos trabalhando muito com uma série de ações para proteger e aprimorar estes programas idealizados pelo nosso governador Jorginho Mello”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.

A solução será utilizada de forma contínua durante todo o processo de inscrição, antecipando a atuação do controle interno e promovendo mais eficiência na execução das políticas públicas. Além da Secretaria da Educação, a CGE também compartilhou a tecnologia com a Polícia Civil, fortalecendo a integração entre órgãos de controle e investigação.

Novidades nos programas

Vale relembrar as ações já implementadas para aperfeiçoamento dos programas este ano. Entre elas, a criação de um grupo interinstitucional de fiscalização com a Controladoria-Geral do Estado, a Procuradoria-Geral, a Casa Civil, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas do Estado, para o qual também foram convidados representantes da União Catarinense dos Estudantes e da Assembleia Legislativa.

Outro novidade foi a antecipação da divulgação dos editais para antes das matrículas, o lançamento do simulador do índice de carência e a criação de um Disque Denúncia 0800 específico para os programas. Além disso, todas as inscrições agora são feitas diretamente na plataforma da SED, com padronização da documentação e upload dos comprovantes diretamente no sistema.

ASCOM | CGE
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Controladoria Geral do Estado
Fone: (48) 3664 – 5645
E-mail: [email protected]



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar