Foto: Vinicius Dias/SED
A Secretaria de Estado da Educação (SED) participou do Encontro Estadual de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação entre terça e sexta-feira, 8 e 11, em Florianópolis. O objetivo dos debates é construir um documento que reflita as reais necessidades e especificidades de cada território catarinense e, para isso, é fundamental que sua construção ocorra de forma participativa e integrada.
O Plano Decenal de Educação representa o compromisso coletivo com a melhoria da qualidade da educação, a ampliação do acesso, a equidade e a valorização dos profissionais da área. O regime de colaboração entre as entidades da Educação é essencial para o êxito da iniciativa.
“A colaboração entre todas as instâncias evita sobreposições, conflitos e promove a coerência entre os planos municipais, estaduais e nacionais. Além disso, fortalece a corresponsabilidade entre os entes federados, contribuindo para o cumprimento das metas e estratégias previstas”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
A SED, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), exerce papel de liderança técnica e política no processo, fornecendo diretrizes gerais, subsídios técnicos, dados estatísticos e promovendo o alinhamento com o Plano Nacional de Educação (PNE). Porém, o sucesso dessa elaboração depende diretamente da escuta ativa e da participação efetiva de todos os envolvidos e, em especial, dos Conselhos e dos Fóruns de Educação.
Além da SED, participam do encontro os Conselhos Municipais e o Estadual de Educação (CMEs, Uncme e CEE/SC), os Fóruns Municipais e Estadual de Educação (FMEs e FEE/SC).
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar