Audiência pública em Lontras debate licenciamento ambiental de obras fluviais no Alto Vale do Itajaí

Audiência pública em Lontras debate licenciamento ambiental de obras fluviais no Alto Vale do Itajaí


Registro da audiência pública realizada em Rio do Sul, em março, que reuniu moradores e autoridades para debater o licenciamento ambiental das obras fluviais no Alto Vale do Itajaí. Foto: Divulgação/SDC

Com o objetivo de garantir transparência e ampliar o diálogo com a população, será realizada na próxima terça-feira, 08 de julho, uma audiência pública no município de Lontras para debater o processo de licenciamento ambiental das obras de melhoramento fluvial previstas para o Alto Vale do Itajaí. O encontro, que inicia às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Osni Lourenço Mendes, é uma etapa fundamental para apresentação dos projetos e esclarecimento de dúvidas da comunidade sobre as intervenções programadas para Rio do Sul, Timbó, Taió e Lontras.

Promovida pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e Instituto do Meio Ambiente (IMA), a audiência permitirá que os moradores conheçam em detalhes os objetivos das obras, os impactos ambientais mapeados e as medidas que serão adotadas para reduzir esses efeitos. Durante o evento, técnicos da Proteção e Defesa Civil, representantes das empresas responsáveis pelos estudos ambientais (PROSUL e GEOENERGY), apresentarão os objetivos dos projetos, os impactos ambientais identificados e as medidas mitigadoras previstas.

A participação da comunidade é essencial. A audiência é uma etapa consultiva do processo de licenciamento e tem como finalidade informar a população, esclarecer dúvidas e coletar contribuições. Ainda que o evento não seja deliberativo, ou seja, não resulte em decisões imediatas, ele é um requisito legal para o avanço do processo junto ao IMA.

Segundo o Secretário da Proteção e Defesa Civil Mário Hildebrandt, o encontro reforça o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a segurança da população. “Esta audiência pública é uma oportunidade valiosa para que a comunidade entenda o planejamento das intervenções nos rios da região. A participação de todos é fundamental para que possamos apresentar o projeto e seguir adiante para aprovação da licença ambiental”, destacou.

A transmissão será feita ao vivo pelo canal oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina no YouTube. Para garantir o acesso de moradores de outros municípios envolvidos, serão instalados telões nas cidades de Taió e Timbó. A audiência já foi realizada anteriormente em Rio do Sul, no dia 08 de março, reunindo um grande número de participantes.

Serviço

Audiência Pública – Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

  • Data: 08 de julho de 2025
  • Horário: 19h
  • Local: Ginásio Municipal de Esportes Osni Lourenço Mendes
  • Endereço: Rua Oswaldo Schroeder, nº 753, Bairro Centro, Lontras/SC – CEP 89182-000
  • Transmissão ao vivo: Canal oficial da Proteção e Defesa Civil de SC no YouTube
  • Telões com transmissão: Municípios de Taió e Timbó



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar