A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aderiu à implementação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (Negesp), proposto pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O objetivo é fortalecer a segurança do paciente na rede pública catarinense, por meio da qualidade da assistência nos serviços de saúde, reduzindo riscos e eventos adversos. Profissionais de todas as áreas da pasta se reuniram nesta segunda e terça-feira, 30 de junho e 1º de julho, em Florianópolis, em que foi elaborado um plano de ação baseado na realidade de Santa Catarina.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, que também atua como vice-presidente do Conass, SC desenvolve diversas ações na saúde pública que também são referência no país. Desta forma, o programa soma-se ao que já está em andamento, para integrar e estruturar ações que garantam uma assistência segura e de qualidade.
“A Secretaria da Saúde de Santa Catarina está aderindo ao Negesp, capitaneado pelo Conass, para aprimorar seus processos relacionados à segurança do paciente, organizar todos os trabalhos que já são desenvolvidos pela vigilância em saúde na Secretaria de Estado, assim como os núcleos existentes nos hospitais. Também avançar em inovações que tragam resultados para quem importa, que é o cidadão catarinense. A partir de agora, a Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio do Conas, realizará as ações planejadas, monitorando e aprimorando os processos internos relacionados ao tema”, destaca o secretário Diogo Demarchi.
Santa Catarina é um dos 16 estados que estão implantando o Negesp. A proposta do Conass é instituir uma estrutura estratégica permanente, vinculada à alta gestão, para fortalecer a segurança do paciente em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), integrando ações assistenciais e gerenciais com base em evidências.
“Nós tivemos dois dias bem importantes com todos os departamentos da Secretaria, para construir, com base na realidade local, estratégias que possam estar apoiando a alta gestão para poder tomar decisões baseadas em dados relacionados à segurança do paciente. É um projeto que vai envolver e integrar todas as áreas da Secretaria Estadual de Saúde com foco na segurança do paciente transversal a toda a rede de atenção à saúde”, explica a assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do Conass (CTQCSP/Conass), Carla Ulhoa.
A Secretaria de Estado da Saúde possui uma Coordenação Estadual de Segurança do Paciente que atua na orientação, vigilância e notificação de eventos adversos nas unidades de saúde que prestam serviços pelo SUS. Cada hospital próprio do Estado conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSPs) para apoiar as ações na instituição. Em SC, a segurança do paciente é um esforço contínuo e colaborativo, a fim de garantir que todos os pacientes recebam cuidados seguros e de alta qualidade, com foco na prevenção de danos e na melhoria da experiência do paciente.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar