Foto: Divulgação/CBMSC
A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está fazendo a diferença na vida dos estudantes dentro e fora das escolas estaduais. Nesta quarta-feira, 2 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro e é importante relembrar os programas de conscientização promovidos através desse trabalho colaborativo nas unidades escolares.
“A Educação é uma prioridade do nosso governador Jorginho Mello. Mais do que formar estudantes, estamos preocupados também em formar cidadãos. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros vai de encontro a isso e é um grande sucesso nas nossas escolas estaduais”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Nesta semana, a Operação Alerta Vermelho nas Escolas está orientando estudantes do 5º ano do ensino fundamental sobre como evitar incêndios em residências e agir corretamente em situações de emergência. Os alunos estão aprendendo a solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros quando necessário, a verificar as condições de segurança de suas casas, como mangueiras de gás instaladas em locais inadequados ou fora do prazo de validade, além da importância de não mexer em materiais perigosos, como isqueiros, fósforos e velas.
Para ampliar o alcance das informações, os estudantes recebem um formulário digital com perguntas sobre segurança contra incêndios. O material deve ser preenchido em conjunto com os pais ou responsáveis, estimulando a participação familiar e a avaliação das condições de segurança das residências.
“O investimento em ações preventivas nas escolas é um compromisso do CBMSC. Educar as crianças é preparar uma geração mais consciente, que saberá agir em situações de risco e multiplicar essas informações em suas famílias e comunidades”, ressalta o comandante-geral do CBMSC, Coronel Fabiano de Souza.
Outras ações de prevenção também são realizadas nas escolas estaduais de Santa Catarina. Confira abaixo:
Programa Golfinho
O Programa Golfinho busca conscientizar e prevenir estudantes da rede estadual sobre os perigos dos ambientes aquáticos, como rios, praias e piscinas. Desta maneira, facilita a tomada de atitudes preventivas para que disseminem essas ideias entre os familiares e pessoas da comunidade.
Além de conscientizar estudantes da rede estadual sobre os perigos dos ambientes aquáticos, o Programa Golfinho promove cidadania e preservação ambiental de forma lúdica, com atividades práticas e interativas, como jogos, simulações de salvamento e instruções sobre primeiros socorros. Assim, facilita a adoção de atitudes seguras, incentivando as crianças a disseminarem esse conhecimento em casa e na comunidade.
Programa Bombeiro Mirim
O Programa Bombeiro Mirim é destinado a crianças estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.
Os conteúdos são relacionados a serviços de emergência, à prevenção de acidentes na infância e juventude, a primeiros socorros aplicados à criança e ao adolescente, à segurança, à prevenção em desastres naturais e contra incêndio. O programa possui uma carga horária total de 12 horas e ao final, os estudantes fazem uma visita ao quartel do CBMSC, onde são realizadas suas cerimônias de formatura.
Fonte: estado.sc.gov.br Acessar