Blog

Projeto elimina reserva de vagas para pessoas com deficiência em atividades perigosas e insalubres – Notícias

Projeto elimina reserva de vagas para pessoas com deficiência em atividades perigosas e insalubres – Notícias

04/08/2025 - 16:43   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vermelho, autor do projeto O Projeto de Lei 2175/25 estabelece que as empresas que participarem de licitações da administração pública, ao aplicar as cotas previstas na legislação para pessoas com deficiência, menores aprendizes e reabilitados da Previdência Social, deverão desconsiderar as atividades insalubres ou perigosas. Conforme a proposta, a cota para essas três categorias de empregados levará em conta apenas o número de funções que eles podem realizar, e não a totalidade das vagas. "Aplicar a cota legal de maneira genérica, considerando todo o quadro de empregados, sem avaliar se as funções…
Leia mais
Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro diz que foi surpreendida com prisão domiciliar

A defesa de Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira (4) que foi surpreendida com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente. Segundo os advogados, Bolsonaro não descumpriu a medida cautelar que o proíbe de usar as redes sociais, incluindo perfis de terceiros. “A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro não descumpriu qualquer medida”, afirmou a defesa. Os advogados também disseram que vão recorrer da decisão. "A frase 'Boa tarde, Copacabana. Boa tarde meu Brasil. Um abraço a todos. É…
Leia mais
Moraes diz que Justiça é cega, mas não é tola

Moraes diz que Justiça é cega, mas não é tola

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reafirmou nesta segunda-feira (4) que a "Justiça é cega, mas não é tola". A frase foi usada pelo ministro para fundamentar a decisão que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Notícias relacionadas:Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro .PF faz busca e apreensão de celulares na casa de Bolsonaro.Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe."Conforme tenho afirmado reiteradamente, a Justiça é cega, mas não é tola. A Justiça não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder…
Leia mais
Transtorno do espectro autista e doenças raras ganham destaque na Comissão de Saúde – Notícias

Transtorno do espectro autista e doenças raras ganham destaque na Comissão de Saúde – Notícias

04/08/2025 - 17:31   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Flávia Morais: "São quase 6 mil tipos de doenças raras" A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados instalou duas novas subcomissões permanentes. Uma delas vai tratar do transtorno do espectro autista (TEA) e demais neurodiversidades; e a outra das doenças raras. Os temas eram discutidos em uma única subcomissão, mas, após a aprovação de relatório, foi verificado que os assuntos exigiam mais atenção devido à sua complexidade. Em entrevista à Rádio Câmara, a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que presidiu a subcomissão, ressaltou a importância de tratar as questões separadamente. “O autismo…
Leia mais
Museu Casa de Brusque é reinaugurado com presença do governador Jorginho Mello

Museu Casa de Brusque é reinaugurado com presença do governador Jorginho Mello

Foto: Guilherme Bento / SECOM O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira, 4, da reinauguração do Museu Casa de Brusque, em cerimônia que fez parte da programação oficial dos 165 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento marcou a abertura da nova exposição de longa duração e a revitalização do espaço. A reestruturação do museu contou com o apoio do Governo do Estado, que autorizou a captação de R$ 799.758,83 via Programa de Incentivo à Cultura (PIC), para o projeto de Preservação e Difusão do Acervo do Museu Casa de Brusque, que contempla a exposição recém aberta e visitações…
Leia mais
Preso, Oruam será transferido para cela coletiva

Preso, Oruam será transferido para cela coletiva

O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, passou nesta segunda-feira (4) por nova audiência de custódia e teve a prisão mantida pela Justiça. Ele também será transferido para cela coletiva no Presídio Bangu 3.  “O mandado de prisão está dentro do prazo de validade e a decisão que gerou sua expedição não foi revogada, por decisão recursal. Sendo regulares o ato prisional e o mandado de prisão no caso concreto e não havendo requerimentos de mérito não há nada a prover”, escreveu a juíza da Central de Custódia, Laura Noal Garcia, que presidiu a audiência de hoje.…
Leia mais
Paulo Skaf volta a presidir Fiesp a partir de janeiro

Paulo Skaf volta a presidir Fiesp a partir de janeiro

O empresário Paulo Skaf foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O novo mandato de Skaf, que já presidiu a entidade de 2004 a 2021, será de quatro anos, de 2026 a 2029. O empresário concorreu em chapa única e recebeu 99% dos votos válidos.  Notícias relacionadas:Fiesp lamenta tarifas a produtos brasileiros exportados para os EUA.“A Fiesp vai trabalhar pela construção de uma diplomacia empresarial que consiga defender toda a cadeia produtiva junto aos parceiros comerciais históricos do Brasil, bem como atuar na construção de novos mercados para fortalecer ainda mais…
Leia mais