Blog

Sanções unilaterais prejudicam direitos humanos, dizem Brics

Sanções unilaterais prejudicam direitos humanos, dizem Brics

O comunicado final dos países do Brics condenou o uso de medidas como sanções comerciais e elevações unilaterais de tarifas como instrumentos políticos. O texto, no entanto, não mencionou diretamente os Estados Unidos nem o governo Donald Trump. Segundo o documento, o protecionismo comercial contrário ao direito internacional prejudica o desenvolvimento de países mais pobres e amplia a desigualdade global. Isso resulta no aprofundamento da exclusão digital e no aumento dos desafios ambientais. “Condenamos a imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional e reiteramos que tais medidas, na forma de, entre outras, sanções econômicas unilaterais e sanções secundárias,…
Leia mais
Declaração do Rio: Países do Brics defendem ordem global mais justa

Declaração do Rio: Países do Brics defendem ordem global mais justa

Reunidos no Rio de Janeiro, os países do Brics divulgaram, neste sábado (6), a Declaração Final da 17ª Reunião de Cúpula, na qual destacam a “importância do Sul Global como um motor de mudanças positivas, especialmente diante de desafios internacionais significativos", entre os quais o documento inclui o agravamento das tensões geopolíticas, a desaceleração econômica, as transformações tecnológicas aceleradas, as medidas protecionistas e os desafios migratórios. "Acreditamos que os países do BRICS continuam a desempenhar um papel central na expressão das preocupações e prioridades do Sul Global, assim como na promoção de uma ordem internacional mais justa, sustentável, inclusiva, representativa e…
Leia mais
Brics pede renegociação de dívidas de países pobres dentro do G20

Brics pede renegociação de dívidas de países pobres dentro do G20

Os países do Brics defenderam a renegociação de dívidas de economias de renda baixa e média dentro de um mecanismo sugerido pelo G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana). A sugestão consta da Declaração de Líderes do Brics, assinada neste domingo (6) pelos países membros e associados ao grupo. O documento defendeu um tratamento “holístico” ao endividamento internacional, principalmente de países mais pobres afetados por choques econômicos internacionais nos últimos anos. O texto ressalta que juros altos e condições de crédito internacional mais restritas pioram as vulnerabilidades de muitos países. “Acreditamos que é…
Leia mais
Putin defende Brics como organização-chave com influência em expansão

Putin defende Brics como organização-chave com influência em expansão

Em vídeo enviado à 17ª Reunião de Cúpula do Brics, que é realizada neste domingo (6), no Rio de Janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou que o bloco de países emergentes se tornou uma das principais organizações-chave do mundo com enorme potencial político, econômico e tecnológico e influência em expansão. “A autoridade e a influência desse grupo aumentam a cada ano, e o Brics é agora um dos principais grupos e organizações-chave no mundo. E nossa voz é ouvida em alto e bom som em todo o cenário internacional”, disse o mandatário russo. Putin destacou ainda que o…
Leia mais
Santa Catarina firma parceria com o Cazaquistão e reforça presença em mercados da Ásia e Europa

Santa Catarina firma parceria com o Cazaquistão e reforça presença em mercados da Ásia e Europa

Fotos: Michele Lekan O Governo do Estado de Santa Catarina deu um passo estratégico para ampliar sua presença econômica internacional. Um Memorando de Entendimento entre o Estado e a região do Cazaquistão Oriental foi assinado pela vice-governadora Marilisa Boehm na manhã deste domingo, 6, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é abrir caminho para intercâmbios nos setores agroindustrial, tecnológico, cultural, educação, serviços públicos e comércio.O documento também foi assinado pelo embaixador cazaque no Brasil, Bolat Nussupov, durante o evento Cazaquistão – Brasil: Perspectivas de Cooperação, realizado na capital carioca. “Viemos aqui dar continuidade à política criada…
Leia mais
Sociólogo homenageado no Jabuti diz que país criminaliza trabalhadores

Sociólogo homenageado no Jabuti diz que país criminaliza trabalhadores

“O Brasil é um país especializado em criar uma classe trabalhadora permanentemente fragilizada”. A conclusão é do sociólogo José de Souza Martins, homenageado da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, que ocorrerá em agosto. “Desde a ditadura militar, o que se faz no Brasil é no sentido de calar a boca da população. Aqui ainda se quer uma classe trabalhadora que seja dócil, que não reclame”, avaliou. Reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho, Martins foi anunciado Personalidade Acadêmica do prêmio deste ano pelo conjunto de sua obra sociológica e por sua contribuição à compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. Ele…
Leia mais
Fávaro diz que Brics são esperança de volta à normalidade no comércio

Fávaro diz que Brics são esperança de volta à normalidade no comércio

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, criticou neste domingo (6) medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos contra parceiros comerciais. Durante reunião de cúpula do Brics, ele afirmou que o grupo de 11 países, em sua defesa do multilateralismo, é uma esperança de retorno à normalidade no comércio internacional. "O mundo não precisa de supertaxação, de protecionismo. Taxar a exportação de alimentos é taxar o combate à fome, é encarecer a comida no mundo. O Brics, que representa quase 50% da população mundial, ao ter um posicionamento a favor do multilateralismo, é esperança que dias normais voltem a acontecer no comércio mundial", disse Fávaro.…
Leia mais