Sistema de dados do Detran mantido pelo Ciasc registra aumento nas notificações de autuações digitais

Sistema de dados do Detran mantido pelo Ciasc registra aumento nas notificações de autuações digitais


Foto: Divulgação / Ciasc

Entre janeiro a março de 2025, o Detrannet, sistema desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) que concentra toda a base de dados de veículos e condutores em Santa Catarina, para o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), registrou mais de 25% das notificações de autuação e penalidades de forma totalmente digital, totalizando 391.001 notificações no período. 

O aumento no volume deste formato se deve à adesão dos cidadãos e dos órgãos de trânsito ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), administrado pelo SERPRO/SENATRAN, e a posterior integração destes dados ao sistema gerido pelo Ciasc, o Detrannet. Com isso, há uma economia significativa para o Estado, eliminando custos com papel – mais de 800 resmas nos três meses –, impressão e envio de correspondências via Correios.

O líder técnico da equipe da Coordenadoria de Soluções de Trânsito (CSTRA) do Ciasc, Saulo Achkar, comenta a incorporação dos dados no Detrannet e seus benefícios. “Com a integração do SNE, o usuário pode optar por receber as notificações exclusivamente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Assim, deixamos de emitir a versão impressa, reduzindo custos e otimizando o processo. Desde sua implementação em 2019, essa forma de notificação tem apresentado crescimento contínuo e já atingiu essa marca expressiva”, destaca Saulo.

A análise dos dados aponta que o uso da notificação digital se intensificou especialmente a partir da pandemia e segue em ascensão desde então. 

Além dos benefícios financeiros e ambientais, os cidadãos que aderem ao SNE também são favorecidos com um desconto maior no pagamento das notificações. Enquanto o abatimento padrão para infrações notificadas fisicamente é de 20%, no formato digital o desconto chega a 40%.



Fonte: estado.sc.gov.br Acessar