Polícia Civil de SC deflagra operação interestadual “Procuração Zero” em conjunto com demais instituições contra grupo criminoso com atuação em SC

Polícia Civil de SC deflagra operação interestadual “Procuração Zero” em conjunto com demais instituições contra grupo criminoso com atuação em SC

Na manhã desta terça-feira (20/01), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 1ª Delegacia de Polícia da Capital (1ª DPCo) e da Delegacia de Investigação Criminal de Palhoça, deflagrou a operação “Procuração Zero”. A ação com o apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC), da Polícia Civil da Bahia e da Polícia Civil do Ceará.

O objetivo foi desarticular um grupo criminoso que vinha falsificando documentos e invadindo acessos digitais para obter, de forma indevida, procurações com poderes para movimentação bancária junto a tabelionatos de notas em Florianópolis e Joinville. Há, ainda, indícios do uso de inteligência artificial em videochamadas, empregada pelos criminosos com o propósito de ludibriar servidoras dos referidos tabelionatos.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro na Bahia, um no Ceará e outro em Santa Catarina. Durante o cumprimento das ordens judiciais, diversos objetos eletrônicos foram apreendidos, os quais serão encaminhados para perícia técnico-científica, a fim de aprofundar a investigação e identificar a extensão das ações criminosas.  


Fonte & Transparência

Este conteúdo foi publicado originalmente pelo portal Polícia Civil de Santa Catarina. A reprodução no Garuva.com é feita com fins de utilidade pública, visando a ampla divulgação de informações oficiais para a nossa região.

Ler na origem ➜